Presidente do TRE do Pará acompanha, em Santarém, os preparativos finais para as Eleições 2024

Além da preparação das urnas eletrônicas, foram realizadas reuniões com as forças de segurança da região e os partidos políticos, incluindo os testes de transmissão dos resultados.

Além da preparação das urnas eletrônicas, foram realizadas reuniões com as forças de segurança da região e os partidos políticos, incluindo os testes de transmissão dos resultados.

A menos de 10 dias para as Eleições Municipais 2024, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) realiza, em todo o estado, os ajustes finais para o pleito. O presidente do Tribunal, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, e a diretora-geral, Nathalie Castro, acompanharam, na manhã da sexta-feira (27), em Santarém, no oeste paraense, os procedimentos de preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas pela 104ª Zona Eleitoral.

Para o desembargador-presidente, o momento reafirma a seriedade do sistema eletrônico de votação. "A Presidência veio aqui acompanhada da diretora-geral, inclusive com anuência da Corte, para acompanhar os últimos preparativos. Aqui estão sendo lacradas as urnas, inseridos os dados dos candidatos, números,  a quantidade de eleitores nos respectivos municípios e é de suma importância a nossa presença para mostrar exatamente a lisura do pleito, a confiabilidade e a segurança das urnas, além de mostrar a importância do voto e estimular as pessoas a votar, incentivar os jovens, até mesmo os idosos que já não são obrigados a votar para que as abstenções não sejam tão significativas, pois o voto consciente pode mudar para a melhor a vida de um país", analisou.

Depois de devidamente preparadas com os dados de candidatos, eleitores e locais, as urnas serão distribuídas para as seções instaladas em parte do município de Santarém (cerca de 257 urnas) e no município de Belterra (69 urnas).

Segurança

Além da preparação de urnas, também foi realizada, na sexta-feira pela manhã (27), uma reunião com as forças de segurança da região para alinhar os últimos detalhes do planejamento para o domingo da votação. Participaram o juiz da 104ª Zona Eleitoral, Vinícius de Amorim Pedrassoli, o promotor do Ministério Público Eleitoral, Allysson Lyel Vasconcelos, o chefe da Polícia Judicial do Tribunal, Alexandre Santos, o chefe de cartório da 104ª ZE, Alexandre Alves, e a servidora Luana Sousa.

Durante o encontro, os representantes das polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal conversaram sobre as demandas específicas dos locais de votação e a logística que será empregada na operação e para os deslocamentos do efetivo.

O juiz da 104ª ZE, Vinícius de Amorim Pedrassoli, falou sobre as principais definições da reunião. "Ficou acordado um reforço de todas as autoridades policiais e entendemos que temos um contingente bastante eficiente, efetivo e reforçado para essas eleições, para que ocorra tudo na maior tranquilidade e em obediência às leis. Foi determinado pelo TRE do Pará um rigoroso acompanhamento da legislação eleitoral, então, estaremos com presença ostensiva da Justiça Eleitoral, deste magistrado, do Ministério Público e das forças policiais durante os dias que antecedem e no próprio dia da votação", garantiu.

De acordo com o chefe de cartório, Alexandre Alves, "a reunião com as forças de segurança do município é para garantir justamente que todo o processo de votação transcorra dentro da normalidade, principalmente para garantir a segurança dos servidores que estão nos locais de votação com os equipamentos no processo de transmissão, bem como armazenar as urnas e trazer todo esse material para o fórum de forma tranquila", explicou.

Partidos

Em seguida, os representantes de partidos políticos e coligações também receberam do juiz e do promotor eleitoral as orientações gerais sobre a importância de cumprir, com tranquilidade, a legislação eleitoral nesta fase decisiva do pleito. "Estamos nos aproximando do dia da votação e a nossa intenção é sempre de apaziguar os ânimos, mantendo o clima de tranquilidade nas eleições. Vocês, representantes dos partidos políticos, também são instrumentos para essa pacificação. Tenham certeza que a Justiça Eleitoral está trabalhando com toda a transparência apoiada pela atuação das forças de segurança e pedimos a colaboração de vocês para que tenhamos eleições seguras", orientou o promotor eleitoral, Allysson Lyel Vasconcelos.

Transmissão

À tarde, foi realizado o primeiro teste de transmissão dos dados de resultados com o objetivo de identificar e solucionar possíveis falhas no envio das informações ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O coordenador de Sistemas do Tribunal, Daniel Lima, orientou os técnicos de transmissão (os TSATs) no procedimento que será realizado oficialmente no domingo (6/10) após o encerramento da votação.

"A importância desse processo é de realmente testar todos os equipamentos que nós vamos utilizar na transmissão. Além disso, precisamos saber se nossos técnicos estão capacitados para executar essa missão", explica o coordenador.

 

Texto: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.

Fotos: Thalles Puget / Ascom TRE do Pará.

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 15h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido