TRE do Pará envia mensagens, via Whatsapp, para eleitores da 97ª Zona Eleitoral na capital
A ação faz parte de um projeto piloto do Tribunal que visa diminuir o número de filas no dia da votação, por meio da redistribuição de eleitores na respectiva zona eleitoral.

Eleitoras e eleitores da 97ª Zona Eleitoral em Belém começam a receber, a partir da segunda-feira (23/02), mensagem via Whatsapp com chamamento para comparecer ao cartório eleitoral e fazer a troca voluntária do local de votação. Essa ação faz parte de um projeto piloto do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) que visa diminuir o número de filas no dia da votação, por meio da redistribuição de eleitores na respectiva zona eleitoral.
O secretário de Tecnologia da Informação do TRE do Pará, Felipe Brito, explicou durante reunião sobre o projeto, que a ideia “é chamar os eleitores da Zona Eleitoral 97ª, de forma voluntária, a comparecerem aos postos para que possam trocar seus locais de votação por seções menos saturadas, com um menor número de eleitores, visando agilizar o tempo de votação, evitando a formação de filas”, detalhou o secretário.
O coordenador de Logística de Eleições do Tribunal, Dilson Athias, destaca que, aproximadamente 59 mil eleitores de locais saturados dessa zona devem receber mensagem, via Whatsapp.
Quem for chamado poderá comparecer, sem a necessidade de agendamento prévio, ao Núcleo de Atendimento ao Eleitor na Travessa Pirajá, S/N, no bairro da Pedreira, em Belém.
Alerta
O TRE do Pará alerta que é preciso ficar atento a alguns pontos importantes nas mensagens enviadas via Whatsapp. Entre eles, está o fato da mensagem não conter links e que o número utilizado para o envio será o mesmo já usado pelo chatbot “Bertha”, assistente virtual da Justiça Eleitoral paraense, que é (91) 3346 – 8000.
O texto enviado seguirá, ainda, um modelo pré-estabelecido no qual constará uma identificação da eleitora e do eleitor, seguida da convocação para comparecimento, com local e horário, recomendação para levar documento de identificação e a possibilidade de mostrar a mensagem recebida para garantir prioridade na fila de atendimento.
Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará.
Imagem: Elaynia Ono / Ascom TRE do Pará.

