Procurador Bruno Valente passa a integrar a Corte Eleitoral

O representante do Ministério Público Federal participou das primeiras sessões plenárias, administrativa e de julgamento, como procurador regional eleitoral titular na segunda-feira, 03.

O representante do Ministério Público Federal participou das primeiras sessões plenárias, admini...

O colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) conta com um novo integrante do Ministério Público Federal (MPF) em sua composição. Na segunda-feira (03), o procurador da república, Bruno Araújo Soares Valente, assumiu oficialmente o cargo de procurador regional eleitoral titular no biênio 2025-2027, quando participou de suas primeiras sessões plenárias, administrativa e de julgamento, no Regional paraense.

Logo na abertura da sessão administrativa, o presidente do TRE do Pará, desembargador José Maria Teixeira do Rosário, deu as boas-vindas ao novo integrante. “Inicialmente, gostaria de abordar a posse do dr. Bruno Araújo Valente, a partir de hoje integrante desta Corte Eleitoral como representante da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE). Desejo-lhe pleno sucesso no desempenho de suas funções”, disse o desembargador-presidente.

Na sequência, as boas-vindas e os votos de êxito na nova função também foram compartilhados por todos os membros da Corte Eleitoral presentes na sessão, incluindo a vice-presidente e corregedora, em exercício, desembargadora Ezilda Pastana Mutran; a juíza Rosa Navegantes e os magistrados Domingos Daniel Moutinho, Marcelo Lima Guedes, Tiago Nasser Sefer e Marcus Alan de Melo Gomes.

Ao se manifestar, Bruno Valente expressou o seu afeto e o compromisso com o Tribunal, relembrando um pouco da sua história com a instituição. "Gostaria de expressar minha gratidão pelas palavras de todos. É uma imensa alegria retornar a esta função que já exerci no período de 2015-2017. Além disso já fui servidor desta casa, em 2006. Então, é de fato uma grande satisfação e uma honra poder contribuir com o TRE do Pará, buscando o alcance de seus importantes objetivos. Contem comigo e com o Ministério Público Federal para isso”, afirmou.

Procurador da República desde 2008, Bruno Araújo Soares Valente tem trajetória de destaque também como ex servidor do Tribunal de Justiça do Estado (TJPA) e da Advocacia Geral da União (AGU), além de outros órgãos públicos. E agora, mais uma vez, como procurador regional eleitoral no colegiado do TRE do Pará, tem a missão de garantir o acompanhamento e a intervenção do MPF em todas as etapas dos processos, desde o registro de candidaturas e propaganda eleitoral até as ações de investigação judicial e recursos, sendo responsável pela fiscalização da legalidade e pela defesa da ordem jurídica nas eleições e nos processos eleitorais que tramitam no Pará.

Bruno Valente assume o cargo deixado pelo procurador da república Alan Mansur, que encerrou o biênio 2023-2025 no último dia 31 de outubro. Nesse mesmo período, o atual procurador regional eleitoral atuava no TRE como substituto, função assumida agora por Alan Mansur que, também, continua atuando na Justiça Eleitoral do Pará, dando seguimento e contribuindo com os trabalhos de fiscalização e garantia da lisura dos pleitos na região.

 

Texto: Elissandra Batista / Ascom TRE do Pará.

Imagem: Thalles Puget / Ascom TRE do Pará.

ícone mapa

Rua João Diogo, 288, Campina - Belém-PA - CEP 66015-902

Horário de atendimento: 8h às 14h

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone: (91) 3346-8000 - Mais informações

Ouvidoria: (91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral: (91) 3346-8769

Ícone Protocolo Administrativo
Disque-Eleitor
Atendimento: 8h às 14h - Telefone: 148

Atendimento Digital - Assistente Virtual Bertha
Whatsapp: (91) 3346-8000 / Webchat
Ícone horário de funcionamento dos protocolos
Telefone e endereço das Zonas Eleitorais
Atendimento ao público: 8h às 13h

 

Acesso rápido