Escola Judiciária Eleitoral do Pará realiza o projeto "Bora Votar" em Santarém
A iniciativa ocorreu em duas escolas de ensinos técnico e profissionalizante localizadas no município da região oeste do estado.

Entre os dias 22 e 24 de outubro, o projeto "Bora Votar" foi realizado nas escolas técnicas e profissionalizantes Francisco Coimbra Lobato e Belo de Carvalho, que juntas atendem cerca de três mil jovens de diferentes bairros de Santarém, no oeste do Pará.
Com a iniciativa, o principal objetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), é estimular e incentivar a participação da juventude no processo democrático eleitoral brasileiro, com informações e orientações para o primeiro voto e a importância do processo para a cidadania.
"O projeto 'Bora Votar' surgiu da necessidade de engajar a população juvenil na política, pois observamos que, no Brasil, há um déficit na participação eleitoral da juventude, especialmente, na faixa etária de 16 a 18 anos, onde o voto é facultativo. E essa iniciativa surgiu justamente para oferecer educação cidadã e política para essa parcela da população paraense", explicou a coordenadora da EJE, Nathalie Castro.
Durante a ação, os estudantes participam de bate-papo sobre cidadania. "Por meio das palestras, abordamos não apenas a importância do voto e da urna eletrônica ou as consequências do processo de desinformação, mas, principalmente, promovemos a conscientização sobre o papel dos jovens como cidadãos. É fundamental que eles compreendam como suas ações ou omissões podem impactar o futuro da comunidade à qual pertencem", destacou a chefe da Seção de Capacitação, Cidadania, Biblioteca e Pesquisa (SCBP), Valena Wanzeler.
Além de atividades educativas, incluindo a simulação do voto na urna eletrônica, o "Bora Votar" leva para dentro das escolas o atendimento eleitoral, com cadastro biométrico, emissão da primeira e segunda vias do título de eleitor, transferência de domicílio, revisão cadastral, entre outros serviços. O estudante Riquelme da Silva, de 18 anos, acompanhou atentamente as informações repassadas pelos servidores da Justiça Eleitoral.
"Essa ação é de grande importância para conscientizar a população jovem. Por exemplo, eu mesmo não tinha muita familiaridade com esse assunto, não compreendia bem o funcionamento da urna eletrônica ou como o voto funciona. E muitos jovens não têm essa informação. Por isso, trazer esse tipo de conhecimento para a nossa escola e ainda emitir o título de eleitor, facilita muito a nossa vida", afirmou o jovem que vai votar pela primeira vez nas Eleições de 2026.
Também com a expectativa para votar no próximo ano, Beatriz Bahia, de 17 anos, não perdeu a oportunidade. Ela foi uma das primeiras a emitir o título eleitoral, na escola Belo de Carvalho, em Santarém. "Sinto que é como eu estivesse adquirindo uma segunda identidade, algo muito importante, pois agora farei parte da democracia do nosso país. E para mim é extremamente necessário participar das eleições e votar, porque o mundo gira em torno disso e o nosso futuro também depende disso", declarou Beatriz.
Realizado em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), do Governo do Estado, desde agosto deste ano, o "Bora Votar" já passou também por escolas dos municípios de Ananindeua, Rondon do Pará e Belém, alcançando estudantes de seis unidades educacionais, até o momento.
Texto: Elissandra Batista / Ascom TRE do Pará.
Imagem: Thalles Puget / Ascom TRE do Pará.

