TRE do Pará participa de mutirão de conciliação na Ilha do Combu

Ação, organizada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), por meio do 7º Cejusc da Capital com apoio de parceiros, ofereceu serviços eleitorais, jurídicos e de saúde à população ribeirinha.

Ação, organizada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), por meio do 7º Cejusc da Cap...

A ação de mediação itinerante na Ilha do Combu, em Belém, realizada nesta quinta-feira (23), mobilizou órgãos do Judiciário e parceiros para oferecer serviços de cidadania e atendimentos essenciais à população local. A iniciativa faz parte da 20ª Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e contou com a participação do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará).

Os participantes foram conduzidos até o Furo da Paciência, na Ilha, por embarcações do programa Luz da Amazônia, da Sociedade Bíblica do Brasil.

A ação é organizada pelo Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), por meio do 7º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Capital, com apoio de diversos órgãos, incluindo o TRE do Pará, Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), Defensoria Pública do Estado do Pará, Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), Procuradoria-Geral do Estado do Pará (PGE), Secretaria de Saúde da Prefeitura de Belém (SEMA), Usina da Paz do Guamá, entre outros.

O juiz Thiago Nasser Sefer, membro substituto da Corte Eleitoral, representou o presidente do TRE do Pará, desembargador José Maria Teixeira do Rosário, e ressaltou a importância de aproximar a Justiça da população. “Para as comunidades ribeirinhas, que muitas vezes têm dificuldade de deslocamento até os centros de atendimento da Justiça Eleitoral, ter esse serviço próximo de casa facilita o acesso à democracia e ao direito de voto. A Justiça Eleitoral vai até o cidadão para orientá-lo sobre seus direitos e serviços disponíveis”, afirmou.

O evento, realizado pela primeira vez na região, também contou com a presença do coordenador do 7º Cejusc da Capital, juiz Agenor Cássio de Andrade Correia, do promotor de Justiça do MPPA, Franklin Lobato, e do Procurador-Geral Adjunto do Município de Belém, Alex Potiguar.

Uma das organizadoras e integrante da equipe do Cejusc, a analista judiciária Wellen Pimentel Fontes de Oliveira, explicou a relevância da ação para os moradores da região. “Essa ação na Ilha do Combu foi a Justiça itinerante do nosso 7º Cejusc da Capital. Nosso objetivo foi levar a Justiça de forma gratuita, atendendo principalmente o público que mais necessita de atendimento, e também reunir parceiros de diversos órgãos para oferecer serviços à sociedade como um todo”, destacou.

Entre os serviços eleitorais oferecidos estavam emissão da 1ª e 2ª via do título eleitoral, transferência, atualização de dados e coleta biométrica, realizados de forma descentralizada para atender eleitores de qualquer município do estado.

Além dos serviços eleitorais, a ação disponibilizou mediação, conciliação e cidadania, atendimentos médicos, orientações jurídicas e cartorárias, além do agendamento de documentos como RG e registros civis.

Para tornar a participação ainda mais prática, os presentes puderam utilizar urnas eletrônicas, disponibilizadas pela Escola Judiciária Eleitoral do TRE do Pará (EJE-PA), aprendendo a manusear o equipamento e conhecendo suas funcionalidades.

 

Texto: Ana Beatriz Manarte / Ascom do Pará.

Imagem: Leonardo Moraes / Ascom do Pará.

ícone mapa

Rua João Diogo, 288, Campina - Belém-PA - CEP 66015-902

Horário de atendimento: 8h às 14h

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone: (91) 3346-8000 - Mais informações

Ouvidoria: (91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral: (91) 3346-8769

Ícone Protocolo Administrativo
Disque-Eleitor
Atendimento: 8h às 14h - Telefone: 148

Atendimento Digital - Assistente Virtual Bertha
Whatsapp: (91) 3346-8000 / Webchat
Ícone horário de funcionamento dos protocolos
Telefone e endereço das Zonas Eleitorais
Atendimento ao público: 8h às 13h

 

Acesso rápido