TRE do Pará convida para a exposição “Triângulo das Águas”, da artista Bianca Amoras
A mostra, que faz um encontro poético entre territórios e ancestralidade por meio do elemento água, será aberta ao público nesta segunda-feira, 20 de outubro, às 19h, na galeria do Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará, em Belém.

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), por meio do Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE), convida para a abertura da exposição “Triângulo das Águas”, da artista e escritora paraense Bianca Amoras. Com entrada gratuita, a vernissage será realizada na próxima segunda-feira, 20 de outubro, às 19h, na galeria do CCJE, e permanecerá em cartaz até o dia 07 de janeiro de 2026.
Selecionada no Edital de Pautas 2025 do Centro Cultural da Justiça Eleitoral paraense, “Triângulo das Águas” é um encontro poético e simbólico entre as águas do Pará, estado natal da autora, e do Rio Grande do Norte, onde a artista mora atualmente. Entre as locações escolhidas para as experimentações visuais, que incluem fotoperformaces, videoperformaces e instalações, estão a praia de água doce Marahú, na Região Metropolitana de Belém; o igarapé Rio de Ouro, no distrito de Matapiquara (PA); rios Itacaiúnas e Tocantins, em Marabá (PA); além da Praia de Pirangi do Sul e da prainha do Lago Azul, em Pium, ambas no RN.
Com curadoria de Melissa Barberry, produção e montagem de Isabela Lago, além de imagens produzidas pela própria artista, a exposição reúne registros fotoperformáticos de Charles Vasconcelos, Gilberto Guimarães, Bruno Kayodê, Bruna Garrido e Rayda Lima. Segundo a autora, "Triângulo das Águas" recria e faz um passeio pela sua caminhada mítica e espiritual, seus deslocamentos geográficos rumo a territórios com forte relação com os rios, além das tangências com as encantarias, paisagens, riquezas imateriais e hidrográficas do Norte e do Nordeste brasileiros.
Candomblecista e Mestre em Artes pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Bianca ressalta que “Triângulo das Águas" é uma continuidade da sua investigação iniciada em 2017, no mestrado, e que resultou, em 2019, na exposição "Elemento TransitóRIO – Caminho de volta para o mar", com a curadoria de Orlando Maneschy. “A água é um elemento de centralidade na minha vida e criação artística, mesmo quando eu não tinha consciência da profundidade disso. São quase 10 anos trazendo-a como protagonista da minha poética, relacionando-a aos meus deslocamentos territoriais e ancestralidade”, destaca a artista.
Com fotoperformances e videperformances realizadas em Natal, no Rio Grande do Norte; Marabá e Belém, no Pará; a mostra foi contemplada na Seleção Pública 012/2024 de Fomento à Cultura – PNAB Natal 2024, na categoria Circulação para Projetos Culturais. Assim, a exposição começou a circular em setembro, com vernissage realizada na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). E agora poderá ser visitada no CCJE, que busca valorizar os artistas regionais, além de integrar o público paraense ao espaço localizado no Centro Histórico de Belém.
Serviço: Exposição Triângulo das Águas, de Bianca Amoras
Curadoria: Melissa Barbery
Produção e montagem: Isabela do Lago
Abertura: Segunda-feira, 20 de outubro, às 19h
Local: Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará
Endereço: Rua João Diogo, 254, no bairro da Campina, Belém
Entrada gratuita
Texto: Elissandra Batista / Ascom TRE do Pará.
Imagem: CCJE