Vice-presidente e corregedora participa do Expojud 2025, em Brasília
Durante o evento, a desembargadora Filomena Buarque visitou estandes de inovação e modernização administrativa e participou do treinamento sobre IA no Judiciário, abordando ética e segurança da informação.

A vice-presidente e corregedora do TRE do Pará, desembargadora Filomena Buarque, esteve presente na programação da terça-feira (14) na 9ª edição do Expojud 2025, realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF).
Durante o evento, a magistrada visitou os estandes de expositores, conhecendo projetos voltados à modernização administrativa e à inovação tecnológica, voltados a tornar a administração pública mais eficiente e próxima da sociedade. Entre os destaques estavam os estandes do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA), do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), da Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE-PA) e do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), em parceria com o Instituto GuaIA e a Universidade Federal de Goiás (UFG).
A corregedora esteve ao lado do diretor-geral do Tribunal, Bruno Giorgi Almeida, da secretária da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), Sinara Lubiana, e da secretária Judiciária, Rosiane Martinelli.
Além das visitas, Filomena Buarque participou do treinamento “Do Prompt à Transformação: IA Generativa no Poder Judiciário e a Resolução CNJ nº 615/2025”, acompanhada da secretária da CRE. O encontro abordou o uso de inteligência artificial generativa no Judiciário, discutiu segurança da informação, ética no uso da tecnologia e formas de integrar novas ferramentas digitais aos procedimentos administrativos e judiciais.
O Congresso Internacional de Tecnologia, Inovação e Direito segue até quinta-feira (16/10) e reúne autoridades e servidores de tribunais de todo o país. O evento tem como objetivo apresentar soluções tecnológicas aplicáveis ao Judiciário, discutir boas práticas de gestão e promover maior eficiência administrativa.
Texto: Ana Beatriz Manarte / Ascom do TRE do Pará.
Imagem: Leonardo Moraes / Ascom do TRE do Pará.