TRE do Pará participa da programação do Expojud 2025, em Brasília
Na ocasião, o Tribunal apresenta, em um estande próprio, iniciativas voltadas à inclusão, sustentabilidade, tecnologia e inovação, destacando projetos que fortalecem a Justiça Eleitoral no estado.

No período de 14 a 16 de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) participa da 9ª edição do Expojud 2025, que ocorre no Centro Internacional de Convenções, em Brasília (DF). Considerado o maior Congresso Internacional de Tecnologia, Inovação e Direito para o Ecossistema de Justiça e Órgãos de Controle, o evento, organizado pelo J.ex, reúne servidores e autoridades para debater o futuro do Poder Judiciário no país.
No primeiro dia da programação, na terça-feira (14), foram realizadas palestras e treinamentos, incluindo temas como “Cibersegurança hoje: significados, desafios e responsabilidades no mundo digital”, “Tirando os dados da obscuridade – uma experiência do MP Digital” e “Agilidade pública: práticas e métodos que aceleram a administração pública e a Justiça”.
Estande TRE do Pará
Paralelamente às palestras e treinamentos, o público visitou diversos estandes com projetos e apresentações. No espaço do TRE do Pará, o destaque foi para cinco iniciativas desenvolvidas pelo Tribunal. Entre elas, o Originários, trabalho voltado à valorização dos povos indígenas por meio de um guia bilíngue que facilita o acesso a informações sobre cidadania, democracia e direito ao voto.
A iniciativa de inclusão social foi elogiada pela servidora do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Júlia Tainá Pereira. “Sou descendente de três etnias indígenas. O trabalho de vocês representa inclusão, reconhecimento e pertencimento, aproximando o Judiciário das comunidades indígenas. Hoje nos sentimos representados e parte da história. A iniciativa vai comigo, no coração e na cabeça, e espero que possamos ser parceiros em prol dos meus povos e da minha família”, ressaltou.
Além do Originários, o estande apresentou o Fórum Nacional VERDEMOCRACIA, evento neutro em carbono, o SISTELE, sistema que integra concessão, acompanhamento e gestão do teletrabalho, os sistemas Mia Resumo e Mia Minutador, que automatizam a elaboração de resumos e minutas, e o TranscrevIA, tecnologia que transforma sessões plenárias em textos pesquisáveis.
Participações
A comitiva do TRE do Pará contou com a presença da vice-presidente e corregedora, desembargadora Filomena Buarque; do diretor-geral, Bruno Giorgi Almeida; da secretária da Corregedoria, Sinara Lubiana; da secretária judiciária, Rosiane Martinelli; do secretário de Tecnologia da Informação, Felipe Brito; e da secretária de Gestão de Pessoas, Giselle Teixeira. Também integraram a comitiva Mylene Ribeiro, coordenadora de Redes e Suporte; Daniel de Lima, coordenador de Sistemas; Edivaldo Gaspar, coordenador de Gestão da Segurança da Informação e Infraestrutura de Data Center; Sandro Tadaiesky, chefe da Seção de Administração de Dados e Inteligência de Negócio; Damares Assunção, chefe da Seção de Treinamento e Desenvolvimento; Solange Carvalho, coordenadora de Sessões e Jurisprudência; Lídia Farias, chefe da Seção de Jurisprudência e Julgamento Eletrônico; e Roberto Lopes, assessor de governança de tecnologia da informação.
A participação do TRE do Pará no Expojud 2025 reafirma o compromisso da instituição com a inovação, a eficiência e a transparência, evidenciando o papel da tecnologia como instrumento de inclusão e fortalecimento da Justiça Eleitoral no estado.
Texto: Ana Beatriz Manarte / Ascom do TRE do Pará.
Imagem: Leonardo Moraes / Ascom do TRE do Pará.