TRE do Pará encerra participação no Expojud 2025, em Brasília
Durante os três dias de programação, o Expojud promoveu debates sobre inteligência artificial, automação de processos, cibersegurança, governança e gestão de pessoas, sempre com foco em soluções que tornem o Judiciário mais eficiente e conectado.

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) encerrou, nesta quinta-feira (16), sua participação na 9ª edição do Expojud 2025, o maior congresso internacional de tecnologia, inovação e direito voltado ao ecossistema de Justiça e órgãos de controle. O evento ocorreu entre 14 e 16 de outubro no Centro Internacional de Convenções, em Brasília (DF), reunindo magistrados, servidores e especialistas de todo o país.
Durante os três dias de programação, o Expojud promoveu debates sobre inteligência artificial, automação de processos, cibersegurança, governança e gestão de pessoas, sempre com foco em soluções que tornem o Judiciário mais eficiente e conectado. Entre os destaques do encerramento, duas palestras chamaram a atenção: “As Virtudes de um Líder”, do filósofo Guilherme Freire, e “Ser humano no centro e o impacto das tecnologias exponenciais”, apresentada pelos especialistas Dante Freitas e Renan Hannouche, que discutiram como a inovação tecnológica deve sempre colocar as pessoas em primeiro lugar.
Durante o evento, o estande do TRE do Pará permaneceu aberto ao público, apresentando iniciativas que despertaram interesse de participantes de diferentes tribunais e órgãos públicos. O espaço destacou projetos desenvolvidos pelo Tribunal, como o Originários, guia bilíngue sobre cidadania voltado a povos indígenas; a descarbonização do Fórum Nacional VERDEMOCRACIA; o SISTELE, sistema que integra a gestão do teletrabalho; os sistemas Mia Resumo e Mia Minutador, voltados à automação de minutas e resumos; e o TranscrevIA, tecnologia de transcrição de sessões plenárias.
Entre os visitantes do estande esteve o promotor Rodrigo Moraes, do Ministério Público de Minas Gerais, que elogiou as soluções apresentadas e destacou o potencial de cooperação técnica entre instituições.
“A incorporação de ferramentas de tecnologia da informação dentro do SEI tem um potencial muito grande para otimizar o nosso serviço, sem gerar manifestações artificiais. Nossa intenção é buscar um termo de cooperação técnica com o TRE do Pará, aproveitando o trabalho já desenvolvido pela equipe de tecnologia, o que representa economia de recursos e fortalecimento das boas práticas entre instituições”, afirmou.
A comitiva do TRE do Pará contou com a presença da vice-presidente e corregedora, desembargadora Filomena Buarque; do diretor-geral, Bruno Giorgi Almeida; da secretária da Corregedoria, Sinara Lubiana; da secretária judiciária, Rosiane Martinelli; do secretário de Tecnologia da Informação, Felipe Brito; e da secretária de Gestão de Pessoas, Giselle Teixeira. Também integraram a equipe Mylene Ribeiro, coordenadora de Redes e Suporte; Daniel de Lima, coordenador de Sistemas; Edivaldo Gaspar, coordenador de Gestão da Segurança da Informação e Infraestrutura de Data Center; Sandro Tadaiesky, chefe da Seção de Administração de Dados e Inteligência de Negócio; Damares Assunção, chefe da Seção de Treinamento e Desenvolvimento; Solange Carvalho, coordenadora de Sessões e Jurisprudência; Lídia Farias, chefe da Seção de Jurisprudência e Julgamento Eletrônico; e Roberto Lopes, assessor de Governança de Tecnologia da Informação.
Com a participação no Expojud 2025, o Tribunal reafirma seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a melhoria contínua da prestação jurisdicional, incorporando soluções tecnológicas e boas práticas de gestão para fortalecer cada vez mais o serviço eleitoral oferecido à sociedade.
Texto: Ana Beatriz Manarte / Ascom do TRE do Pará.
Imagem: Leonardo Moraes / Ascom do TRE do Pará.