TRE do Pará participou da Semana de Atenção à Pessoa Idosa

Oferecendo diversos serviços jurídicos, assistenciais e de saúde, o encerramento da programação foi realizado na Usina da Paz da Cabanagem, em Belém.

Oferecendo diversos serviços jurídicos, assistências e de saúde, o encerramento da programação f...

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) integrou a programação de encerramento da Semana de Atenção à Pessoa Idosa, promovida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), e realizada no sábado, 18 de outubro, na Usina da Paz da Cabanagem, em Belém.

A convite do TJPA, o Tribunal foi representado pela secretária da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), Sinara Lubiana Mendes, que substituindo a vice-presidente e corregedora, desembargadora Maria Filomena de Almeida Buarque, recebeu o certificado de participação no evento. A servidora ressaltou a importância da parceria, destacando também as atividades do projeto Crescer Cidadania, idealizado pela CRE.

"Com o Crescer Cidadania, que começou este ano pelo abrigo João de Deus, a CRE está voltando o olhar especialmente para as pessoas idosas com mobilidade reduzida e também em situação de rua. Então fazemos questão de participar de iniciativas como essa para reforçar o compromisso da Justiça Eleitoral com o fomento da cidadania a todos, reconhecendo que o acesso aos serviços públicos é essencial à dignidade da pessoa humana", afirmou a secretária.

Assim, com os projetos "Crescer Cidadania" e "Distinto Eleitor", que trabalham no processo de inclusão das pessoas idosas na Justiça Eleitoral, o TRE do Pará levou para o bairro da Cabanagem orientações e simulação de votação na Urna Eletrônica, além de atendimentos para emissão da primeira e segunda via do título, transferência de domicílio, cadastro biométrico, revisão de dados, entre outros.

Aos 70 anos de idade, e em dia com a Justiça Eleitoral, dona Maria Paiva afirmou que faz questão de votar para escolher os representantes dos poderes legislativos e executivos sempre pensando no futuro da coletividade. E mesmo familiarizada com os procedimentos, ela aproveitou a ação na Usina da Cabanagem para treinar na urna eletrônica, já pensando na eleição de 2026.

"Para mim, o uso da urna é sempre bem tranquilo. Mas no ano que vêm serão muito candidatos, dois senadores e vários números. Por isso, esse treinamento é muito importante para não causar atrasos no momento da votação, pois o tempo é valioso. E são muitos eleitores também não é mesmo", reforçou a dona de casa.

Assim como a dona Maria, diversos outros idosos participaram da atividade do "Distinto Eleitor", realizado há três anos, por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE). "O projeto também inclui palestras sobre os direitos dos idosos de serem acompanhados na cabine de votação, se necessário, e o direito à prioridade. Tudo para estimular e valorizar a participação deles no processo democrático", informou a coordenadora da EJE, Nathalie Castro.

A ação contou ainda com o trabalho dos servidores do Núcleo de Atendimento ao Eleitor de Belém, que prestaram serviços aos idosos e demais moradores do bairro da Cabanagem. Aos 16 anos, Maria Vitória aproveitou a oportunidade, pertinho da casa dela, para tirar o primeiro título eleitoral, acompanhada da mãe, que agradeceu pela iniciativa.

"Nós somos do Maranhão e nem sei onde fica o cartório eleitoral. Teria que ir com ela, pagar ônibus e ainda correr o risco de se perder. Então eu agradeço a Deus por esse momento especial para todos nós aqui tirando vários documentos e ainda tendo atendimento de saúde, às vezes difícil de conseguir", declarou Darlene Pimentel, de 46 anos de idade.

Em parceria com diversas instituições da Justiça Federal, do Governo do Estado, universidades e empresas privadas, a programação da Semana de Atenção à Pessoa Idosa ofereceu ainda emissão de carteira de identidade e outros serviços de cidadania,  além de saúde física e mental. Também teve dança regional com os grupos parafolclóricos "Encanto Cabano" e "Zoé Gueiros".

 

Texto: Elissandra Batista / Ascom TRE do Pará.

Imagem: Thalles Puget / Ascom TRE do Pará.

ícone mapa

Rua João Diogo, 288, Campina - Belém-PA - CEP 66015-902

Horário de atendimento: 8h às 14h

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone: (91) 3346-8000 - Mais informações

Ouvidoria: (91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral: (91) 3346-8769

Ícone Protocolo Administrativo
Disque-Eleitor
Atendimento: 8h às 14h - Telefone: 148

Atendimento Digital - Assistente Virtual Bertha
Whatsapp: (91) 3346-8000 / Webchat
Ícone horário de funcionamento dos protocolos
Telefone e endereço das Zonas Eleitorais
Atendimento ao público: 8h às 13h

 

Acesso rápido