TRE inaugura unidades móveis nesta quarta-feira, 6, no Jaderlândia

Unidades móveis da Justiça Eleitoral são lançadas


O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) recebeu em outubro duas unidades móveis para atender o eleitor paraense, o projeto foi concebido e desenvolvido para promover a cidadania.

A plataforma terá a função de levar os serviços da Justiça Eleitoral para localidades distantes e de difícil acesso, considerando a extensão territorial do Pará. O transporte, também, fará os atendimentos itinerantes do TRE dentro e fora da capital. De acordo com o servidor Flávio Rocha, coordenador da comissão e fiscalização e recebimento do ônibus, o projeto envolveu cinco unidades na concepção, planejamento, execução, análise e fiscalização.

Após seis meses de trabalhos contínuos, o TRE apresentará nesta quarta-feira, 6, às 9h, em uma cerimônia de inauguração, as unidades móveis para os eleitores de Ananindeua. O evento será na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental São Paulo, localizado na Rua São Benedito, nº 27, no Jaderlândia, em Ananindeua, às 9h.

Nos dias 6, 7 e 8 de novembro a Justiça Eleitoral promoverá atendimento ao eleitor de Ananindeua, na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental São Paulo, no horário das 9h às 14h. O TRE disponibilizou 14 kit’s biométricos e 30 servidores para trabalhar em 14 guichês. A comunicação será feita pelo sistema VSAT e tecnologia 3G. A expectativa de atendimento, segundo o TRE, é de atender 500 pessoas por dia. Dentro da programação está, também, a presença do programa “Eleitor do Futuro”, coordenado pela Escola Judiciária do TRE. Haverá distribuição de kit’s, treinamento de urnas eletrônicas e exibição de vídeos para o público infantil.

Serviços - Recadastramento biométrico, alistamento, 2º via, transferência e revisão eleitoral serão os serviços oferecidos para o eleitor, durante a primeira atuação do ônibus, na EMEF São Paulo, em Ananindeua.

A Justiça Eleitoral lembra que são necessários apresentar no ato da regularização: RG, certidão de nascimento, carteira de trabalho e comprovante de residência atualizado e original. E, esclarece, para homens maiores de 18 anos é essencial a apresentação do comprovante de alistamento militar.  

Instalações

As unidades foram encomendadas pelo TRE/PA e vieram de Uberlândia (MG), a aquisição traz diversas novidades em sua estrutura, uma delas é acessibilidade voltada aos eleitores portadores de necessidades especiais (PNE).

As instalações dos ônibus merecem destaque. O projeto aliou ferramentas que facilitarão os trabalhos da JE (alistamento, 2º via, revisão, transferência de título, recadastramento biométrico). Ao todo, são sete guichês de atendimentos em sua parte interna podendo ser expandido para atendimentos externos, considerando que o ônibus oferece toldos, instalações elétricas (internas e externas) e, também, elevador para o eleitor PNE. Outro mecanismo interessante é a independência da rede elétrica: o projeto (ônibus) tem gerador próprio que permite o funcionamento de todo o sistema.

Os veículos poderão ser utilizados para outros eventos da JE, além de posto de atendimento. O projeto que custou um total de 1,5 milhão de reais agrega conforto em espaços planejados para o atendimento ao eleitor. Os ônibus disponibilizam mesas dobráveis, área climatizada, bebedouro, TV de LED de 42’’, home theater e câmeras de segurança – aptas para gravar todos os movimentos através do sistema DVR, sistema que possibilita a gravação de até 500 horas. Na área externa, além dos toldos, a JE fará o controle dos atendimentos pelo sistema de senhas, através do monitor de 22’’. Tudo para garantir maior agilidade, segurança e qualidade do serviço ao eleitor.


Fonte: Assessoria de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Pará

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido