TSE lança campanha para incentivar jovens a tirar título de eleitor e votar em 2014

cartaz da campanha jovem eleitor do TSE

Iniciativa começou a ser veiculada nesta quarta (16) nas emissoras de rádio e TV e nos sites da Justiça Eleitoral

Com o tema “Eu me represento: eu voto” e o slogan “Vem para a urna”, começou a ser veiculada na última quarta-feira (16) nas emissoras de rádio e TV a Campanha do Jovem Eleitor. Desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a iniciativa busca incentivar os cidadãos de 16 e 17 anos – para os quais o voto é facultativo – a procurar um cartório eleitoral para tirar seu título e, assim, participar ativamente do pleito de 2014.

A campanha também tem o objetivo de fortalecer a cidadania, estimulando a participação do eleitor jovem nos rumos da política nacional, primeiramente, por meio do voto consciente, em candidatos com a ficha limpa e, em seguida, com ações de fiscalização da atuação de seus representantes. Além disso, a iniciativa busca evitar a formação de filas nos cartórios às vésperas da eleição.

Semana do Jovem Eleitor

Para complementar as ações da campanha, será realizada em nível nacional de 21 a 25 de outubro, a Semana do Jovem Eleitor, com atividades locais organizadas pelos regionais (TREs). Dezesseis tribunais regionais já confirmaram suas participações, inclusive o TRE-PA.

Na capital, Belém, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará se antecipou e organizou várias ações voltadas para atingir o público. Uma delas é a execução do projeto “TRE-PA nas escolas”. A iniciativa foi lançada em setembro e vem acontecendo todas as quartas-feiras, em uma instituição de ensino previamente selecionada pela JE. O objetivo da ação é atender 11 escolas até o fim do ano. Até hoje, o programa já atendeu mais de mil alunos, em seis escolas que visitou. 

Na programação da Semana do Jovem Eleitor, a expectativa é aumentar o número de alistamentos. A Justiça Eleitoral do Estado atenderá o público jovem no Colégio do Grupo Educacional Ideal, e, em locais de grande circulação na cidade. Durante a semana, estão pautadas duas ações para incentivar os jovens a tirar seu título de eleitor. O TRE-PA estará, também, na Aldeia Cabana, na Pedreira. A JE levará servidores e toda sua estrutura para oferecer aos jovens a oportunidade de fazer o alistamento eleitoral (1º via do título de eleitor). Os atendimentos à população, na Aldeia Cabana, serão feitos das 9h às 15h.

A Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) e os postos de atendimentos fixados no DETRAN o SACI e a Estação Cidadania, em Belém, continuarão atendendo normalmente, no horário das 8h às 13h. Lembrando, que os últimos três postos (DETRAN, SACI e Estação Cidadania) há distribuição de senhas, número limitado.

No interior do Estado, as programações da Semana do Jovem Eleitor, ficarão restritos aos Cartórios Eleitorais não havendo mudança no horário de atendimento, estipulados para ocorrerem das 8h às 15h. Nos municípios que estão realizando o recadastramento biométrico - Ananindeua, Castanhal e Capitão Poço – os horários de atendimento ao público acontecem das 8h às 17h.

A proposta tem o objetivo de evitar possíveis transtornos gerados no término do período de alistamento, que acontece entre abril e início do mês de maio do ano das eleições - no caso, em 2014. Aqueles que desejam se alistar e tem idade superior a 18 anos também podem se apresentar. 

A Justiça Eleitoral lembra que são necessários apresentar no ato da regularização: RG, certidão de nascimento, carteira de trabalho e comprovante de residência atualizado. E, esclarece, para homens maiores de 18 anos é essencial à apresentação do comprovante de alistamento militar.  

Confira a programação na integra durante a Semana do Jovem Eleitor, em Belém:

Locais Dias Horário de Atendimento
Grupo Educacional Ideal 22/10/2013 9h às 17h
Aldeia Cabana 23/10/2013 9h às 15h

 


 

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido