TRE encerra atividade de recadastramento biométrico no Sul do Pará

O Cadastramento Biométrico finalizou nos municípios de Conceição do Araguaia, Santa Maria das Barreiras e Floresta do Araguaia

TRE-PA fim biometria em CDA

 

Durante três meses, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-Pa) realizou o Cadastramento Biométrico nos municípios de Conceição do Araguaia, Santa Maria das Barreiras e Floresta do Araguaia, localizados no sul do Pará.

Eles fazem parte da área de abrangência da Zona Eleitoral 24 e juntos totalizam mais de  60 mil eleitores que em 2018 já irão votar utilizando a identificação biométrica. A Presidente do TRE-Pa, Desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, destacou a importância desse sistema: "a biometria é muito importante para o Sistema Eleitoral Brasileiro porque ela vem dar maior segurança no voto do eleitor. Com a biometria, o eleitor deixa suas digitais e ninguém pode fraudar o voto", ressalta a Desembargadora.

Nas três localidades o cadastro era feito em regime obrigatório e todos os eleitores que não compareceram ao cartório estão com os títulos cancelados e correm o risco de ter benefícios sociais suspensos. 

No município de Floresta do Araguaia, 12.960 eleitores eram esperados para realizar o atendimento, deste, 79.9% foram recadastrados. Porém, 2594 eleitores não realizarem o cadastramento biométrico. 

Já em Conceição do Araguaia, 77.3% dos eleitores estão quites com a Justiça Eleitoral, dos 33.245 eleitores do município, porém 7.521 não comparecerem no Cartório Eleitoral. 

Mas foi em Santa Maria das Barreiras, que o Tribunal registrou o maior número de faltosos, dos mais de 13 mil eleitores cadastrados no Sistema Eleitoral (13843), 66.8% cadastraram a biometria e 4.589 eleitores estão irregulares com a Justiça Eleitoral.

 

Atendimento Itinerante

Como as três localidades possuem muitos eleitores residindo em áreas rurais e de difícil acesso, as equipes de técnicos do TRE-Pa levaram o Sistema de Cadastramento Biométrico até estas comunidades por meio do atendimento itinerante, foi o caso do distrito de Casa de Tábuas, distante a 210 quilômetros de Conceição do Araguaia, onde fica o Cartório Eleitoral.

Pedro Gomes, técnico de enfermagem, aproveitou a oportunidade.  “Eu não teria dinheiro pra fazer a viagem para Conceição do Araguaia. Então aproveitei uma carona e vim logo aqui que é mais perto”, destacou o eleitor. Assim como a estudante Jordana da Silva, mora na Agrovila, ainda mais distante. “Minha casa fica a mais ou menos 55 km de Casa de Tábua. Eu achei melhor aproveitar que o atendimento veio aqui”, disse a jovem que deseja votar pela primeira vez nas Eleições de 2018, já utilizando a impressão digital como identificação.

Os eleitores dos municípios de Conceição do Araguaia, Santa Maria das Barreiras e Floresta do Araguaia que perderam a oportunidade do atendimento, agora devem ir até o Cartório Eleitoral, que fica em Conceição do Araguaia, para regularizar a situação junto a Justiça Eleitoral.

 

Biometria no Pará 

Em 2018, 27 municípios do Pará votam através do novo sistema. Ananindeua, Marituba, Capanema, Peixe Boi, Bonito, Santarém, Mojuí dos Campos, Belterra, Paragominas, Barcarena, Capitão Poço, Castanhal, Curuça, Terra Alta, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Afuá, Ponta de Pedras, Bragança, Traquateua, Primavera, Quatipuru, São João de Pirabas, Belém, Floresta do Araguaia, Santa Maria das Barreiras e Conceição do Araguaia.

Até agora, apenas 32% dos eleitores de Belém realizaram o cadastramento biométrico. Ainda faltam mais de 700 mil eleitores comparecerem nos postos de atendimento.

Atualmente, existem 9 postos de atendimento na capital, sendo que em 8 deles o eleitor precisa fazer o agendamento pela internet (www.tre-pa.ju.br). Já no Posto da CDP, a demanda é espontânea e o atendimento é feito por ordem de chegada.

 

 

 

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido