Equipamentos de Segurança individual para mesários e colaboradores são enviados para Zonas Eleitorais

EPIs foram doados pelo TSE e devem garantir a segurança individual dos mesários e servidores


EPIs foram doados pelo TSE e devem garantir a segurança individual dos mesários e servidores

 

Essa semana chegou a última carreta com a doação dos Equipamentos de Segurança Individual, EPIs, destinados pelo Tribunal Superior Eleitoral ao Tribunal Regional Eleitoral do Pará, que serão utilizados nas Eleições Municipais 2020.

Foram encaminhados álcool gel, álcool líquido, máscaras face shield e descartáveis. O Secretário de Administração do TRE Pará, Walber dos Remédios, informa que que todo o material já está sendo encaminhado para as 100 zonas eleitorais. Dessas, 10 estão em Belém, duas em Ananindeua e três zonas eleitorais em Santarém. “Todas as EPis destinadas ao TRE do Pará, mediante um trabalho intenso do TSE com uma empresa de logística, já foram entregues”, informa o secretário de Administração.

Walber dos Remédios explica que o planejamento de uma Eleição começa na avaliação da execução do pleito, e que este ano, devido a pandemia, a logística foi alterada. “A grande novidade deste ano são EPIs, porquê era uma logística que não era integrada ao processo eleitoral, e agora passa ser um procedimento. Todo esse processo de higiene deve ser agregado na rotina de cada cidadão”, finaliza.

Dia do Pleito – No segundo domingo de novembro, 15, será o grande dia do 1º Turno das Eleições Municipais, onde são esperados mais de cinco milhões de eleitores em todo o Estado do Pará, só na capital Belém estão aptos a votar mais de um milhão de pessoas.

 Para essas eleições a Justiça Eleitoral vai garantir aos mesários toda a segurança possível, para que evite a possibilidade de contágio pelo novo coronavírus. “Todo mesário, colaboradores e servidores terão à sua disposição máscara face shield, três máscaras descartáveis, álcool em gel, álcool em líquido. E para o eleitor será disponibilzado álcool em gel para sua higienização antes de votar e após votar”, explica o diretor-geral do TRE Pará, Osmar Frota.

Em relação ao sistema de votação, Osmar Frota acrescenta que será a mesma sistemática, urna eletrônica e identificação do eleitor. “A única diferença é que não teremos a identificação biométrica do eleitor, e isso existe por dois motivos, primeiro para que não exista o contato de cada eleitor no leitor digital, pois isso poderia facilitar a possibilidade de contágio do coronavírus. Em segundo lugar: a fila fica um pouco mais rápida, evitando a aglomeração, quando você não tem uma identificação biométrica. Porém, a identificação do eleitor será feita por documento oficial com foto”, finaliza.

Por orientação do Tribunal Superior Eleitoral todo o cidadão deve votar utilizando máscara, apresentar o documento oficial com foto, título de eleitor e, se possível, levar sua caneta própria para assinar o caderno de votação. O horário de votação começa às 7h da manhã e encerra às 17h.

 

 

 

 

 

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido