Desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior é empossado novo presidente do TRE do Pará

O novo presidente e o vice-presidente corregedor, José Maria Teixeira do Rosário estarão à frente do Tribunal pelo período de dois anos (biênio 2023-2024).

Desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior é empossado novo presidente do TRE do Pará.
Fotos / Arte: Leonardo Moraes e Thalles Puget / Ascom TRE do Pará.

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) tem novo presidente. É o desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior. O magistrado ocupava a vaga de vice-presidente corregedor do Tribunal, que a partir de agora tem como titular o também desembargador José Maria Teixeira do Rosário. A nova gestão irá comandar o regional pelo período de dois anos (biênio 2023-2024). A cerimônia ocorreu no Plenário Antônio Koury, na manhã desta sexta-feira (20), com a presença da Corte Eleitoral do Tribunal, de autoridades, servidoras (es) e colaboradoras (es) do regional.

O novo presidente tem vasta experiência e qualificação na área judiciária. Já foi vice-presidente da Escola Superior da Magistratura do Estado do Pará e atua como desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), desde 2008. Além disso, tem a literatura como uma das paixões sendo escritor, poeta, ensaísta, contista e fabulista, com diversos livros publicados. Também é membro da Academia Paraense de Letras (APL) desde o dia 10 de junho de 2021. 

A sessão solene foi aberta pela então presidente do Tribunal, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, que saudou os novos presidente e vice-presidente e a mesa que foi composta pelos membros da Corte Eleitoral, procurador geral do Ministério Público Eleitoral, José Augusto Potiguar; pela vice-governadora do Estado, Hanna Gharssan Tuma, desembargador Romulo Nunes, decano da Corte de Justiça e presidente do Tribunal de Justiça do Pará em exercício; presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, deputado estadual, Chicão; prefeito de Belém Edmilson Rodrigues; conselheira Maria de Lourdes Lima de Oliveira, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA); conselheira Rosa Egídia Crispino Calheiros Lopes, presidente eleita para o TCE-PA; subprocuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Pará, Ubiragilda Pimentel, representando o procurador-geral de Justiça, César Bechara Nader Mattar Junior; presidente da Ordem dos Advogados do Brasil -Seccional Pará, Eduardo Imbiriba de Castro; general de Exército, Ricardo Ferreira Costa Neves e Edy Lamar de Oliveira, presidente da Associação dos Escritores e Jornalistas do Brasil e membro da Academia Paraense de Letras (APL).

O novo presidente do TRE do Pará, Leonam Gondim da Cruz Júnior, fez a leitura do termo de posse e, posteriormente, assinou o documento. Em seguida, a desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento transmitiu ao empossado o colar com as insígnias da Corte Eleitoral, símbolo máximo do exercício da Presidência. Para isso, contou com o auxílio da sobrinha do presidente eleito, Vitória Leite Cruz. O ritual de leitura e assinatura também foi repetido pelo vice-presidente e corregedor, desembargador José Maria Teixeira do Rosário.

Ao falar sobre o desafio de presidir o tribunal, o desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior se emocionou diversas vezes ao lembrar dos pais (já falecidos) e ao ressaltar que o pai, Leonam Gondim da Cruz, que presidiu o TRE, que a partir de agora será presidido por ele. “Minha mãe sempre dizia que quem cuida da semente, tem sempre boa colheita. A semente aqui foi plantada pelo meu pai que integrou esta Corte Eleitoral por oito anos, representando a nossa querida OAB, na qualidade de jurista. Por isso, este momento para mim é inexplicável. Estar presidindo o tribunal que meu amadíssimo pai fez parte é algo que ficará marcado para o resto da minha vida”, disse.

O novo presidente também falou sobre a importância da mulher para a política no país, discorreu sobre algumas de suas metas de gestão para o próximo biênio e de como conduzirá seu mandato. “Pretendo fazer uma administração com muita humildade, com fé, valorizando as servidoras e servidores e, assim, alcançar a eleitora e o eleitor com eficiência, sempre pautado pelos princípios constitucionais”, ressaltou. Antes de encerrar a cerimônia, o desembargador leu um poema em homenagem a seu pai, emocionando a todos. 

O novo presidente foi homenageado pela Corte Eleitoral com um pronunciamento do juiz eleitoral, Edmar Pereira, que relembrou a trajetória do desembargador desde a infância até chegar à presidência do Tribunal. “Tenho certeza de que em sua gestão este Tribunal continuará com suas boas práticas, mantendo a excelência em seus serviços”, enfatizou ao final.

O presidente da OAB-PA, Eduardo Imbiriba, também saudou o novo presidente do TRE do Pará. Tenho certeza de que o senhor terá muito sucesso ao conduzir essa árdua e gloriosa função à frente do tribunal”, destacou.

O procurador regional eleitoral, José Augusto Potiguar, desejou uma gestão próspera ao novo presidente e enfatizou algumas de suas características essenciais nessa nova empreitada. “A Justiça Eleitoral precisa estar onde a comunidade está e esse é o perfil do novo presidente, inclusive como escritor, assim como a presença da serenidade, fortaleza e honestidade essenciais para presidir esta Corte Eleitoral”, avaliou.

 

Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará.

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido