Retrospectiva biênio 2021-2022: Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento do TRE do Pará

Entre as ações desenvolvidas pela Codes, nos últimos dois anos, estão projetos de valorização da (o) servidora (or) e realização de cursos diversos, oficinas, palestras e mesas-redondas com foco motivacional.

Entre as ações desenvolvidas pela Codes, nos últimos dois anos, estão projetos de valorização da...

As ações voltadas ao desenvolvido e bem-estar de magistradas (os), servidoras (es), colaboradoras (es) e estagiárias (os) do Tribunal Regional Eleitoral do Pará estão entre os focos das ações desenvolvidas pela equipe da Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (Codes), que integra a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP). Durante o último biênio (2021-2022), foram realizadas inúmeras ações nesse sentido, entre elas, pesquisas relacionadas ao clima organizacional; ambientação de novos servidores; projetos voltados para a valorização da servidora e do servidor; cursos diversos como o de formação de brigadistas no âmbito do Tribunal; oficinas, palestras e mesas-redondas voltadas para a área motivacional; iniciativas relacionadas à prevenção e enfrentamento ao assédio no Poder Judiciário; celebrações de datas importantes como o Dia do Servidor Público, da Mulher, do Homem, adesão da Campanha de Natal dos Correios, além de outras.

Em 2022, um dos trabalhos desenvolvidos pela Codes, que contou com grande adesão do público do TRE, foi a Semana da Servidora e do Servidor, que ocorreu em novembro de 2022. Com o tema "Conectando pessoas e valores", o evento contou com uma ampla e diversificada programação com intuito central de reconhecer o trabalho daquelas e daqueles que integram a Justiça Eleitoral do Pará.

Entre as ações desenvolvidas durante a Semana, estão palestra, cursos, oficinas, apresentação cultural, sessão de cinema, entre outras, voltadas para promover informação, integração e momentos de leveza, considerando os vários perfis de pessoas.

Outra ação de destaque desenvolvida pela Codes, nesse caso em parceria com a Seção de Assistência Médica, Odontológica e Psicossocial (Samos), foi o Projeto de Valorização da Força de Trabalho do TRE. As atividades desse projeto são destinadas a tratar, entre outras coisas, de informações sobre direitos e mudanças na previdência, programas governamentais assistenciais, além de uma dinâmica com ginástica laboral. O objetivo é de promover a valorização das (os) colaboradoras (es) por meio de ações para a melhoria da saúde, qualidade de vida e garantia de direitos.

Capacitação

O ano de 2021 também foi de intensas atividades promovidas pela Codes, a exemplo dos cursos e minicursos virtuais voltados sobretudo para o desenvolvimento intelectual e capacitação do público interno. Um deles foi o minicurso virtual intitulado "Uniformização da jurisprudência e realização do papel constitucional das cortes superiores", direcionado às magistradas, aos magistrados, servidoras e aos servidores do Regional, que teve a coordenação do professor Osmar Mendes Paixão Côrtes, advogado, pós-doutor em Direito pela UERJ, doutor em Direito pela PUC/SP e professor do Programa de Mestrado/Doutorado do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). O minincurso contou ainda com renomados profissionais da área, de diversas as partes do país.

Também em 2021, a Codes, juntamente com a Seção de Treinamento e Desenvolvimento (STD), promoveu a palestra com o tema "Linguagem inclusiva para flexão de gênero: aspectos práticos", proferida pela coordenadora de Mídias e Web da equipe de comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Fábia Machado.

O objetivo foi, além de promover aboa comunicação, comatenção gramatical e a coesão textual, mostrara melhor forma de alcançar a totalidade do público a quem se destina, respeitando sua diversidade.

As ações da Codes para o biênio atual vão continuar focadas nas necessidades e bem-estar de magistradas (os), servidoras (es), colaboradoras (es) e estagiárias (os), do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), acompanhando as diretrizes da gestão atual do presidente, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, e do vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador, José Maria Teixeira do Rosário.

Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido