Trilhas de Aprendizagem contribuem para a capacitação do quadro funcional

Disponibilizado no formato EaD, o conteúdo multimídia soma mais de 200 horas de aprendizado e vale para adicional de qualificação.

Trilhas de Competências contribuem para a capacitação do quadro funcional.
Arte: Leonardo Moraes / Ascom TRE do Pará.

O TRE do Pará lançou as "Trilhas de Aprendizagem" que reforçam a preocupação do Tribunal com a capacitação do quadro funcional no objetivo de melhorar o desempenho das funções genéricas e gerenciais aplicáveis ao exercício do trabalho cotidiano no Tribunal.

Planejadas e desenvolvidas pela Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (Codes), por meio da Seção de Treinamento e Desenvolvimento (STD), ainda no biênio anterior e lançado oficialmente pelo atual presidente do TRE do Pará, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, durante sessão administrativa, as Trilhas são um conjunto integrado de ações de Treinamento e Desenvolvimento (T e D) que possuem diversificadas formas de aprendizagem das competências requeridas pela instituição para o desempenho atual e futuro do quadro funcional integrado por servidoras, servidores, requisitadas e requisitados, colaboradoras (es), estagiárias e estagiários.

A coordenadora de Educação e Desenvolvimento do TRE do Pará, Ingrid Agrassar, explica que no caso específico do Tribunal “colocamos à disposição de servidoras (es), estagiárias (os) e colaboradoras (es) um rico material de leitura, por meio de e-books complementados com indicações de filmes, séries, livros, músicas, enfim, toda uma multiplicidade de recursos que podem auxiliar e enriquecer a aprendizagem por meio da educação continuada e de sua relação com a arte, com a sociedade e com a cultura", pontua.

Foram desenvolvidas as Trilhas das Competências Genéricas e Gerenciais e a relevância do material também está no fato de que inclui noções para o dia a dia e colabora para a gestão de pessoas, de grupos e no desenvolvimento do cotidiano de trabalho, seja ele individual ou em equipe.

As competências genéricas são aquelas comuns a todos os servidores e colaboradores do Tribunal, independentemente do seu local de lotação. No TRE do Pará, as competências genéricas são: Comprometimento, Comunicação, Foco no Cliente, Trabalho em Equipe e Visão Sistêmica.

Por competências gerenciais entende-se aquelas que devem ser desenvolvidas pelos gestores para a atuação no papel de liderança junto às equipes de trabalho: Orientação Estratégica, Gestão de Processos, Liderança e Desenvolvimento, Negociação e Tomada de Decisão.

Damares Assunção, da Seção de Treinamento e Desenvolvimento (STD), ressalta que “ao conceber suas trilhas de aprendizagem, o TRE do Pará se propôs a fomentar o processo de formação profissional da instituição, possibilitando às suas colaboradoras e seus colaboradores compreenderem qual o desempenho e o comportamento esperados de cada profissional dentro da organização, de forma que as competências exigidas pelo Tribunal se tornem uma base sólida para a uma melhor prestação jurisdicional à sociedade.

“As trilhas formam caminhos a serem percorridos pelos profissionais de uma organização e induz todo o quadro de funcionários a focar suas ações no que é fundamental para a qualidade do trabalho e seus resultados, possibilitando o crescimento sustentável da organização e das pessoas”, completa.

Vale lembrar que a realização da Trilha Gerencial atende aos preceitos da Resolução TSE nº 22.572/2007 no que diz respeito à necessidade de capacitação para as (os) servidoras (es) ocupantes de funções e cargos de natureza gerencial.

Após completar o conteúdo, a pessoa realiza um teste de conhecimento para concluir oficialmente as Trilhas e garantir a certificação com carga horária de 5h.

As trilhas já estão disponíveis no ambiente de treinamento EaD e podem ser acessadas mediante inscrição com o login e senha do e-mail institucional. O link é o seguinte:

 

https://moodle.tre-pa.jus.br/moodle/course/index.php?categoryid=11

 

A carga horária total da Trilha das Competências Genéricas é de 96 horas e das Competências Gerenciais de 148 horas, podendo ser apresentadas para fins de adicional de qualificação.

 

Texto: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.

ícone mapa

Rua João Diogo, 288, Campina - Belém-PA - CEP 66015-902

Horário de atendimento: 8h às 14h

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone: (91) 3346-8000 - Mais informações

Ouvidoria: (91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral: (91) 3346-8769

Ícone Protocolo Administrativo
Disque-Eleitor
Atendimento: 8h às 14h - Telefone: 148

Atendimento Digital - Assistente Virtual Bertha
Whatsapp: (91) 3346-8000 / Webchat
Ícone horário de funcionamento dos protocolos
Telefone e endereço das Zonas Eleitorais
Atendimento ao público: 8h às 13h

 

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-PA utiliza cookies para melhorar sua experiência no site. Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com a nossa Política de Privacidade .

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.