Programação do TRE Acessível é realizada em Tomé-Açu

O presidente do Tribunal, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, participou do momento.

O presidente do Tribunal, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, participou do momento.
Fotos: Thalles Puget / Ascom TRE do Pará.

A manhã da terça-feira (30), foi de debates sobre os temas da acessibilidade e inclusão durante a programação do TRE Acessível realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará no distrito de Quatro Bocas, município de Tomé-Açu, pertencente à 39ª Zona Eleitoral (ZE), na região nordeste paraense.

O momento reuniu na sede da Associação Cultural de Tomé-Açu cerca de 100 alunas e alunos, professoras (es) das várias escolas e instituições do município que trabalham com a Educação Especial além de familiares das pessoas com deficiência (PcD).

Lançado pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE/PA), o TRE Acessível é um programa que tem como objetivo realizar ações de cidadania em instituições públicas e privadas que atendam as pessoas com deficiência (PcD) e seus familiares.

Nas ações do programa, são debatidas a importância do alistamento eleitoral, do voto e da participação política para a manutenção e ampliação de direitos como o acesso à educação, ao trabalho, proteção social e às políticas de prevenção à discriminação.

O presidente do TRE do Pará, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, estava presente na ação e ressaltou o compromisso do Tribunal para com a acessibilidade do eleitorado.

"É uma honra estar aqui e nosso projeto prevê que as pessoas com deficiência recebam a atenção e o acolhimento necessários. Estamos indo aos diversos municípios pleitear junto às prefeituras que as pessoas tenham acesso às cabines de votação sem dificuldades no dia da eleição" disse o desembargador.

O juiz da 39ª ZE, José Ronaldo Pereira Sales, observou que "a Justiça tem o objetivo de garantir que a maioria não passe por cima dos direitos das minorias e nosso compromisso é justamente de enxergar as necessidades das minorias no exercício do voto, para que o exerçam da melhor maneira possível".

A diretora-geral do TRE do Pará, Nathalie Castro, explicou que "o TRE do Pará, preocupado com a acessibilidade e o melhor acolhimento das pessoas com deficiência no dia da votação, leva esse projeto para que as pessoas sejam acolhidas com respeito em uma sessão que disponha de acessibilidade".

A chefa de cartório eleitoral da 39ª ZE, Lena Leão, se apresentou usando a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) e falou da satisfação de acolher todas as pessoas presentes ao evento.

A coordenadora da EJE, Valena Wanzeler, enumerou os principais objetivos do programa TRE Acessível, entre os quais está o de "aproximar o TRE das pessoas com deficiência para que possamos ouvir as demandas e principais necessidades dessa população. É fundamental que o eleitor declare que é uma pessoa com deficiência e deseja votar em uma sessão adaptada", destacou.

Wanzeler também enfatizou que preocupação do TRE do Pará com a acessibilidade e o incentivo à participação política são permanentes, "pois nossa sociedade é diversa e precisa de representatividade".

O chefe da Seção de Cidadania, Capacitação, Pesquisa e Biblioteca, Valdízio Netto, falou do funcionamento das urnas eletrônicas e dos recursos de acessibilidade presentes no equipamento como o teclado em braile, os sinais sonoros que informam o número e o nome dos candidatos escolhidos pela pessoa e a tradução simultânea em Libras na tela do dispositivo.

Após as palestras, as pessoas presentes no auditório realizaram emissão do título eleitoral e os demais serviços como mudança de local de votação, transferência para seção com acessibilidade e também testaram os recursos acessíveis da urna.

A professora Mary Tavares é coordenadora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e destacou que o município possui mais de 500 alunas e alunos PcD desde o Ensino Infantil ao Fundamental Maior, sem contar os que já estão na idade de votar. Para ela, o momento foi de conscientização.

"Esse momento também é histórico porque sabemos que a lei existe, mas ainda é necessário todo um trabalho para a garantia da acessibilidade e o TRE está proporcionando o conhecimento desses direitos de cidadania para que os alunos saibam e que podem exercer cargos de liderança no futuro", disse a educadora.

Waldir Ludovico (23) é aluno da Escola Dr. Fabio Luz e participou da programação. Ele conta que "foi muito interessante saber que temos direito de votar e ser eleitos como vereadores ou vice, e acompanhar a política. Tenho o sonho de um dia me candidatar a vereador", revelou o jovem.

Texto: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.
Fotos: Thalles Puget / Ascom TRE do Pará.

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido