Reunião entre TRE do Pará e Prefeitura de Tomé-Açu tratou da acessibilidade nos locais de votação

Durante o encontro foi formalizado um acordo entre as instituições com o objetivo de garantir o acesso das pessoas com deficiência (PcD) aos locais de votação.

Durante o encontro foi formalizado um acordo entre as instituições com o objetivo de garantir o ...
Fotos: Thalles Puget / Ascom TRE do Pará

O presidente do TRE do Pará, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, se reuniu na quarta-feira (31) com o prefeito municipal de Tomé-Açu, Carlos Vieira para expor as principais preocupações da gestão com o jurisdicional e a acessibilidade do eleitorado no dia da votação. A reunião foi realizada no Fórum Eleitoral Juiz Wilson de Jesus Marques da Silva onde está sediada a 39ª Zona Eleitoral (ZE).

"Estamos reunindo com as prefeituras pedindo que os imóveis onde funcionam as escolas municipais que servirão de local de votação no dia das eleições sejam melhorados e adaptados para receber as pessoas com deficiência, além de oferecer transporte para que as pessoas com deficiência e seus familiares compareçam ao cartório e possam informar a necessidade de votar em uma seção com acessibilidade", detalhou o presidente do Tribunal.

O prefeito municipal se manifestou favorável ao pedido apresentado pelo presidente e garantiu o apoio ao TRE. "Temos uma parceria muito boa com a equipe do cartório e temos certeza de que não teremos nenhuma dificuldade nas eleições, pois todas as escolas que estão passando por reformas já serão acessíveis", garantiu.

A chefa do cartório eleitoral da 39ª ZE, Lena Leão, reiterou a parceria já existente com a Prefeitura. "Já contamos com o apoio municipal para algumas coisas que vão desde o cuidado com a grama e o jardim do cartório até uma segunda opção de sinal de internet; esse ano, desde o mês de fevereiro, já iniciamos as vistorias nos locais de votação com o objetivo de verificar a acessibilidade e criar novos locais", detalhou.

Ao final da reunião, o desembargador-presidente e o prefeito formalizaram a parceria por meio da assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT).

Também estiveram presentes à reunião a diretora-geral do Tribunal, Nathalie Castro; o juiz eleitoral da 39ª ZE, José Ronaldo Pereira Sales, o promotor José Ilton Lima Moreira Júnior, a secretária adjunta de Educação, Maria Elizabeth Farias, o secretário Mário Jorge e o procurador-geral, Edison Lustosa.

Texto: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.
Fotos: Thalles Puget / Ascom TRE do Pará.

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido