TRE do Pará realizou Sessão Plenária na Universidade da Amazônia (Unama)

A iniciativa integra o projeto idealizado pelo presidente do Regional, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, que visa aproximar o Tribunal do ambiente acadêmico. A primeira sessão aconteceu no mês de abril, no Cesupa.

TRE do Pará realizou Sessão Plenária na Universidade da Amazônia (Unama).
Fotos: Elaynia Ono e Raúl Modesto / Ascom TRE do Pará.

O TRE do Pará realizou na manhã da quinta-feira (26) a  36ª Sessão Plenária Administrativa e de Julgamento no auditório David Mufarrej, da Universidade da Amazônia (Unama), no bairro do Umarizal, em Belém.

Idealizado pelo presidente do Regional, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, o projeto tem o objetivo de aproximar o Tribunal do ambiente acadêmico e a primeira foi realizada no mês de abril, no Cesupa.

O presidente abriu oficialmente a sessão falando sobre a satisfação de estar na universidade onde iniciou sua carreira acadêmica. "Aqui colei grau, comecei a entender o Direito e tenho inúmeras recordações. Me sinto muito feliz de voltar à minha casa e agradeço à professora Betânia Fidalgo, nossa magnífica reitora, por essa oportunidade de estar aqui com esse  projeto do TRE de ir às instituições públicas ou privadas para mostrar um pouco do que é o Tribunal", destacou.

No auditório, estava presente a Corte Eleitoral completa: os juízes-membros Álvaro Norat, Edmar Pereira, Rafael Fecury, José Airton Portela, José Maria Alves Júnior e o procurador regional eleitoral, José Augusto Potiguar. A secretária Judiciária, Fernanda Sousa, também estava presente à mesa oficial.

O vice-presidente do Tribunal e corregedor regional eleitoral, desembargador José Maria Teixeira do Rosário, participou da sessão de maneira remota e também ressaltou a importância do projeto. "Parabenizo à Vossa Excelência [o desembargador-presidente] por esse projeto de levar o conhecimento do Direito Eleitoral aos alunos das universidades. Eles serão, no futuro, multiplicadores desse Direito. Estou satisfeito por este projeto estar sendo executado", pontuou.

"Essa foi minha escola e daqui saímos para labutar. Estou indo para o segundo biênio na Corte e digo que muito do que desempenho foi aprendido nesta casa", observou o juiz-membro da Corte, Álvaro Norat.

Na ata da sessão de julgamento constavam 11 processos entre recursos eleitorais, prestações de contas eleitorais e embargos de declaração. Na pauta dos processos adiados, havia um processo de recurso eleitoral e todos foram julgados sob o olhar atento das cerca de 500 pessoas que lotaram o auditório da universidade.

Aluna do 9° semestre do curso de Direito, Mariane Pimentel disse que o momento foi muito satisfatório e de aprendizado, pois, de acordo com ela, ainda não tinha tido a oportunidade de participar de uma sessão de julgamento. "Estamos no final do curso e chegou aquele momento das escolhas de qual área do Direito nos identificamos e queremos seguir. O Eleitoral me chama atenção, pois podemos saber pra onde vai nosso voto e, hoje, percebi toda a seriedade com a qual é tratado esse processo", analisou.

Após a plenária, o presidente autografou o livro “Direito eleitoral – O pensamento das Cortes”. Lançada oficialmente no final do ano de 2022, a obra é coordenada pelo desembargador ao lado das advogadas e servidoras do TRE do Pará, Rosimeire Nascimento, Eula Gorayeb e Fernanda Sousa.

Também acompanharam a sessão, a diretora-geral do TRE do Pará, Nathalie Castro, a reitora da Unama, professora Betânia Fidalgo, as secretárias e os secretários, as (os) servidoras (es), as (os) colaboradoras (es)  do Tribunal bem como as (os) demais professoras (es), as alunas e os alunos da instituição.

 

Texto: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido