TRE do Pará realiza treinamento sobre Sistemas Eleitorais
A capacitação envolve servidores das 101 zonas eleitorais do estado e aborda temas essenciais para o bom andamento das Eleições 2024.
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) iniciou na quinta-feira (01/08), na sede do Tribunal, o Treinamento de Sistemas Eleitorais - Urnas Eletrônicas, Logística e Transmissão de Resultados voltado para as Eleições Municipais de 2024.
Com o objetivo de capacitar os servidores da Justiça Eleitoral do Pará em temas essenciais para o bom andamento das eleições, o treinamento envolve aproximadamente 202 servidores, provenientes de todas as seis mesorregiões do estado, abrangendo as 101 zonas eleitorais paraenses.
A abertura das atividades foi conduzida pela diretora-geral do TRE do Pará, Nathalie Castro, que enfatizou a relevância da formação. Esse treinamento aperfeiçoa o conhecimento dos servidores que já trabalharam nas eleições anteriores e também capacita novos servidores das zonas eleitorais para lidar com os sistemas eleitorais, que são próprios das eleições, e também sobre os procedimentos relativos às urnas eletrônicas. Então, a importância é exatamente formar multiplicadores, pois vieram dois servidores de cada ZE e, mesmo aquele servidor que já participou de várias eleições, fica por dentro das inovações porque de uma eleição para outra sempre tem alterações e é necessário atualizar os conhecimentos", destacou.
Sobre as novidades no treinamento desse ano, o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, Felipe Brito, explica que serão utilizadas urnas eletrônicas nos modelos mais recentes (2020/2022).
“Vale ressaltar que nesse ciclo de 2024 há uma diferença significativa nos modelos de urnas utilizados, já que mais de 80% do parque foi renovado garantindo que os municípios do estado do Pará tenham, em sua maioria, urnas muito mais rápidas para garantir uma votação tranquila, séria e com monitores maiores e de mais fácil operação. Cito, como grande novidade nesse momento, o uso do CPF como alternativa para habilitar o eleitor ao voto, além da biometria e da possibilidade de utilização do título de eleitor. Outras novidades dizem respeito ao aumento nas camadas de segurança vindas do Teste Público de Segurança, que é o momento em que a Justiça Eleitoral abre à sociedade, principalmente aos técnicos, para as tentativas de quebrar mecanismos já existentes. A cada tentativa, ainda que não seja frutífera, existe a possibilidade do TSE aumentar o rigor dessas camadas, o que aconteceu bastante nesse pleito, já que no Sistema de Totalização foram adicionados novos requisitos de segurança”, pontuou.
Temas
Em seguida, iniciaram as apresentações dos temas ligados à Secretaria Judiciária (SJ). O coordenador de Dados Partidários, Autuação e Distribuição do Tribunal, Vespasiano Neto e o chefe da Seção de Gerenciamento de Registro de Dados Partidários e de Candidaturas (Sedap), Denis Amaral, falaram sobre Introdução ao Sistema de Candidaturas (CAND) incluindo todas as etapas do registro de candidaturas passando pelos Procedimentos de Registro de Candidatos; Verificação e Validação de Dados; Gestão de Pendências e Recursos; Relatórios e Auditoria de Dados; Decisões e Movimentos no Processo Judiciário Eletrônico (PJe) entre outros.
À tarde, o secretário da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE/PA), Bruno Giorgi Almeida, a chefa de Gabinete da Corregedoria, Elaine Santana Machado e a coordenadora de Assuntos Judiciários da CRE, Rosiane Martinelli, apresentaram os temas da Propaganda e do Sistema de Horário Eleitoral.
As duas primeiras turmas abrangem servidores das zonas eleitorais da Região Metropolitana incluindo Belém, Ananindeua e o Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE (43ª, 72ª, 107ª, 1ª, 28ª, 29ª, 30ª, 73ª, 76ª, 78ª, 95ª, 96ª, 97ª, 98ª e), além das regiões sudeste (56ª), sudoeste (102ª), Marajó (02ª,03ª,10ª,15ª,26ª,27ª,44ª,45ª,48ª,86ª,86ª e 99ª) e nordeste paraense (05ª, 06ª, 07ª, 08ª, 09ª, 11ª, 12ª, 13ª, 14ª, 25ª, 31ª, 33ª, 35ª, 37ª, 39ª, 41ª, 49ª, 52ª, 64ª, 65ª, 70ª, 81ª, 88ª, 93ª e 94ª).
O primeiro dia do treinamento também focou em assuntos como Geração de Mídias, Carga de Urnas Eletrônicas e Procedimentos de Contingência, além de Sistema Transportador, Transmissão de Resultados, JE-Connect, BGAN e AELIS Acompanhamento abordados pelo chefe da Seção de Votação Eletrônica, Dave Pinheiro, o servidor Moizés Cardoso (SVE), o chefe da Seção de Redes, Daniel Nelo, o chefe da Seção de Desenvolvimento de Sistemas, Emerson Dias, o chefe da Seção de Logística, Alcides Pamplona e o chefe da Seção de Administração do Cadastro Eleitoral (Sace), Antônio Mário; além dos servidores Rousevelt Rodrigues (NGUE), Jeefson Menezes (50ª ZE), , José Gomes (42ª ZE), Ricardo Patrício (18ª ZE) e Jociney Almeida (55ª ZE).
Ao longo de três dias, o curso visa aprimorar o conhecimento dos participantes, garantindo maior eficiência e precisão na gestão das Eleições Municipais de 2024. Outras duas turmas participam do ciclo de treinamentos entre os dias 5 e 7 de agosto.
Texto e fotos: Assessoria de Comunicação Institucional do TRE do Pará.