TRE do Pará lança ferramenta de chatbot
A assistente virtual é um serviço automatizado e vai possibilitar que as eleitoras e os eleitores tenham acesso, via WhatsApp, às informações sobre a regularização eleitoral e aos demais serviços ofertados pelo Tribunal.

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) lança mais uma ferramenta que vai auxiliar as eleitoras e os eleitores a tirar as principais dúvidas sobre a regularização eleitoral e os demais serviços ofertados à população: é a chatbot “Bertha”, a assistente virtual da Justiça Eleitoral paraense.
O nome “Bertha” foi uma escolha do presidente do Tribunal, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, e é inspirado na zoóloga, educadora e ativista feminista, Bertha Lutz, que se destacou na luta pelos direitos políticos das mulheres.brasileiras. Ela se empenhou na aprovação da legislação que outorgou o direito às mulheres de votar e de serem votadas.
Para utilizar a Bertha, as eleitoras e os eleitores podem enviar mensagens de texto no aplicativo WhatsApp para o número (91) 3346-8000 e receber no celular a lista com as principais opções de serviços buscados, que vão desde informações sobre título eleitoral e a emissão de certidões, até filiação e desfiliação partidária, acessibilidade, urna eletrônica, a segurança do processo eleitoral e o contato com a Ouvidoria Judicial Eleitoral (OJE), que é a seção responsável pelo serviço.
Caso a pessoa não encontre a informação desejada entre as opções enumeradas na conversa, também existe a possibilidade de falar por telefone com uma (um) atendente humana (o) que vai auxiliar a eleitora ou o eleitor.
Desde o ano de 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já utiliza o serviço de chatbot como tira-dúvidas e para facilitar a identificação de notícias falsas divulgadas na internet.
Agilidade
De acordo com a diretora-geral do TRE do Pará, Nathalie Castro, a Bertha colabora para deixar o atendimento mais rápido. “É com grande satisfação que apresentamos Bertha, a chatbot do TRE do Pará, que facilitará a obtenção de informações acerca dos serviços prestados. O atendimento ficará mais ágil e célere, à medida em que se estabelecerá uma comunicação imediata, sem necessidade de intervenção humana. A Bertha poderá responder e interagir com os usuários durante as 24 horas do dia, nos sete dias da semana, esclarecendo as principais dúvidas”, explica.
Ainda segundo a diretora, tanto o Tribunal quanto o eleitorado são beneficiados com o novo serviço. “Além do ganho que o usuário terá, para o Tribunal o ganho é ainda maior, pois os servidores antes destacados para o atendimento de todas as demandas poderão, a partir de agora, se concentrar em tarefas que exigem planejamento e estratégia”, analisa.
O assessor da OJE, Rodrigo Valdez, detalha a funcionalidade da assistente virtual. "A chatbot que o Tribunal inaugura é um serviço automatizado que presta informações às eleitoras e aos eleitores sobre alistamento eleitoral, transferência de domicílio eleitoral, revisão de dados e outros. Quando utilizado via WhatsApp, ela informa que documentos são necessários para realizar os serviços da Justiça Eleitoral, os endereços das zonas eleitorais, etc. É um serviço que vai permitir ao eleitor e até mesmo aos mesários que encontrem informações específicas; as pessoas com deficiência também podem chegar de maneira automatizada às informações sobre acessibilidade", diz.
Como usar
Para ter acesso à assistente virtual Bertha, é necessário incluir o número (91) 3346-8000 na lista de contatos do WhatsApp e mandar uma mensagem simples. A partir daí, começa o diálogo.
"Caso não encontrem a informação desejada, haverá links específicos no menu navegável com a possibilidade de falar com uma (um) atendente", acrescenta Valdez.
Sobre as vantagens do serviço de chatbot, o assessor esclarece que "gera maior praticidade porque, como as informações estão dispostas de maneira organizada, a (o) própria (o) eleitora (or) já tira a sua dúvida ali mesmo e só vai conversar com a (o) atendente humana (o) se a informação não for encontrada no menu principal, e isso já contribui para desafogar os atendimentos presenciais", avalia.
Disque Eleitor
O Disque Eleitor, canal de atendimento telefônico do TRE do Pará, também segue funcionando com o número 148 para que, por meio de ligação, as eleitoras e os eleitores tirem as dúvidas sobre os serviços da Justiça Eleitoral. "O 148 é um serviço que está disponível para que o eleitor possa ligar, falar com o TRE e tirar as dúvidas sobre o título, os locais de atendimento e outras informações sobre a sua situação eleitoral", explica o assessor da OJE.
O número atende todo o estado do Pará, recebe ligações a cobrar e funciona, em dias úteis, das 8h às 14h, e não precisa pagar nada pela ligação.
Texto: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.