Reunião trata de Fechamento do Cadastro Eleitoral em Marabá

A diretora-geral do TRE do Pará, Nathalie Castro, e o secretário de Tecnologia da Informação, Felipe Brito, se reuniram com representantes dos cartórios eleitorais no município do sudeste paraense.

A diretora-geral do TRE do Pará, Nathalie Castro, e o secretário de Tecnologia da Informação, Fe...

Apresentar o planejamento para ampliar a estrutura dos atendimentos e permitir um melhor acolhimento do eleitorado no período pré e durante o Fechamento do Cadastro, no dia 8 de maio. Esses foram os pontos centrais da reunião, na manhã da quinta-feira (21/03), no Fórum Eleitoral Desembargador Ary da Mota Silveira, no município de Marabá, no sudeste do estado. Participaram do encontro a diretora-geral do TRE do Pará, Nathalie Castro, e o secretário de Tecnologia da Informação (TI), Felipe Brito, que foram recebidos pelos servidores, Francinete Castelo Branco e Marcus Tristão, respectivamente, chefes do cartório da 23ª Zona Eleitoral - ZE (abrange Marabá e Nova Ipixuna) e 100ª  ZE (Marabá e Bom Jesus do Tocantins).

A diretora-geral abriu a reunião explicando o motivo do encontro. "Estamos aqui para apresentar esse planejamento preliminar para o Fechamento do Cadastro e ouvir as demandas das zonas eleitorais", disse.

Ela destacou ainda que um dos principais pontos debatidos nessas reuniões, que estão ocorrendo em vários municípios, é como proporcionar um atendimento mais ágil ao eleitorado paraense. "A ideia é que não tenhamos filas durante os últimos dias do Fechamento do Cadastro", ressaltou.

O secretário de TI, Felipe Brito, apresentou dados importantes relacionados ao Fechamento do Cadastro Eleitoral das duas zonas e detalhou como está sendo feito o planejamento para este ano. "Estamos trabalhando em dois níveis de atuação: um vertical e outro horizontal. No primeiro, estamos atuando com a ampliação de horários de atendimento e, no segundo, com o aumento do número  guichês de atendimento", informou.

Brito ainda chamou atenção para a divulgação e cumprimento da Portaria 22.900/2024, do TRE do Pará, especialmente do Artigo 3o. "Ele prevê que o atendimento das eleitorais e eleitores, que ainda estiverem aguardando presencialmente na fila nos dias 6, 7 e 8 de maio de 2024, às 17h, seja assegurado em momento posterior", enfatizou.

Após a apresentação, os chefes de cartório puderam dar sugestões e falar sobre suas demandas. A chefa de cartório da 23ª ZE, Francinete Castelo Branco, por exemplo, opinou sobre a mudança de horário nos atendimentos ao eleitorado. "Por enquanto, ainda não há necessidade dessa ampliação. Acredito que isso só deva acontecer em meados do mês de abril", acrescentou.

Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará 

Fotos: Leonardo Moraes / Ascom TRE do Pará

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido