Abertura do Encontro de Inovação tratou de IA e saúde emocional dos servidores
O objetivo do evento é proporcionar uma experiência imersiva que une inovação, liderança e novas práticas para o serviço público, com palestras nacionais, workshops e debates.

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), por meio da Diretoria-geral e da Secretaria de Gestão de Pessoas, em parceria com a J.Ex, deu início na quinta-feira (11), na Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Pará, ao Encontro de Inovação: Servidor protagonista - Inovar é humanizar. Trata-se de uma experiência imersiva que une inovação, saúde emocional, liderança e novas práticas para o serviço público, com palestras nacionais, workshops e debates que conectam tecnologia e humanidade de forma única.
A abertura do Encontro foi feita pelo diretor-geral, Bruno Giorgi Almeida, que deu as boas-vindas aos participantes e falou um pouco sobre o tema do evento. "A palavra inovação tem permeado a minha mente. Tenho me perguntado o que é inovação? Para mim, a grande inovação é aquela que nasce das pessoas, quando estamos diante de um desafio e conseguimos encontrar um caminho", destacou.
Em seguida, ele ressaltou a importância do curso. "Queríamos abrir um espaço para todos os servidores de forma presencial, tanto com participantes da sede quando das zonas eleitorais, porque acreditamos que a inovação ocorre justamente na diversidade. Por isso, montamos esse curso passo a passo, porque ele não consta do catálogo da J.Ex e já começamos a inovar a partir daí", explicou.
Após a apresentação, teve início um debate com o tema "Inovação", com mediação do diretor-geral e da secretária de Gestão de Pessoas, Giselle Oliveira, tendo como painelistas: a secretária Judiciária, Rosiane Martinelli; de Administração, Hérika Sodré, e os chefes de cartório, Priscila Campos (78a Zona Eleitoral-ZE) e Lucas Vilanova (22a ZE).
O primeiro a falar foi o diretor-geral, que enfatizou: "inovar é facilitar algo para alguém, lembrando que a tecnologia é muito importante nesse aspecto, mas por trás dela, deve haver sempre nós, os seres humanos", pontuou.
Como mediadora, a secretária Gestão de Pessoas destacou que o Encontro de Inovação "foi pensado para o servidor, que é a nossa mão-de-obra, porque dessa forma vamos conseguir chegar ao nosso objetivo maior que é atender cada vez melhor o público", completou. Logo depois, os painelistas puderam conceituar a inovação a partir de seus pontos de vista.
Após o debate, teve início a palestra "Além da Inovação: Inteligência Artificial para Apoiar o Bem-Estar Psicológico", com Vicente Camillo, economista e empreendedor, com passagens pela Comissão de Valores Imobiliários (CVM), Ministério da Fazenda e cofundador das empresas Bitrust, Approva Fácil, Electy, Outly e Resolva Ai.
Na parte da tarde, a programação contou com a palestra "Cuidado Emocional e Saúde Integral na Era da Tecnologia", com o médico Alexandre Toscano, especialista em saúde ocupacional pela Santa Casa de São Paulo, MBA executivo pela Fundação Dom Cabral, com formação em Lean6Sigma (GreenBelt) e Gestão em Saúde pela Unifesp, além de executivo com experiência em empresas multinacionais e nacionais focado em estratégia organizacional, saúde suplementar e ocupacional.
Após a pausa para coffee break, a programação continuou com o Painel "Cuidar de Quem Inova: Saúde Mental na Era da Inteligência Artificial", com os painelistas: Bruno Giorgi Almeida (diretor-geral do TRE do Pará, especialista em Direito Eleitoral, analista de Perfil Comportamental, Mastercoach Integral Sistêmico e MBA em Neurociência aplicada ao Desenvolvimento de Pessoas e Organizações); Vicente Camillo (economista e empreendedor); Alexandre Toscano (médico especialista em saúde ocupacional pela Santa Casa de São Paulo, MBA executivo pela Fundação Dom Cabral, formação em Lean e gestão em saúde pela Unifesp) e Carlos Arimatéa (diretor de Relacionamento do J.Ex).
Saúde
Paralelamente ao Encontro de Inovação, o TRE do Pará ofereceu aos servidores participantes serviços de saúde, como consulta com endocrinologista, psiquiatria, bioimpedância e vacinas diversas.
Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará.
Imagens: Leonardo Moraes / Ascom TRE do Pará.

