TRE do Pará participa do 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário
A vice-presidente e corregedora, desembargadora Filomena Buarque, representa o Tribunal no evento.

O 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário teve início em Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, na última segunda-feira (1º/12) e segue até esta terça-feira (2). Nesta edição, a vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), desembargadora Filomena Buarque, representa o Regional paraense no evento.
Também estão presentes o juiz auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral do Pará (CRE/PA), David Albano; do juiz auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e juiz do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), José Gomes; do diretor-geral do TRE do Pará, Bruno Giorgi Almeida; da secretária Judiciária, Rosiane Martinelli; de Planejamento, Elaine Santana; da Corregedoria, Sinara Lubiana e da titular da Coordenadoria de Processamento (CPRO), Clara Costa.
O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Edson Fachin, fez a abertura oficial do evento. Em seguida, a ministra Ellen Gracie proferiu a palestra magna com o tema “CNJ — 20 anos depois: o que mudou no sistema de justiça?”. Também foi proferida a palestra “O Poder Judiciário dos próximos 20 anos: o que esperar?, com o professor doutor Oscar Vilhena Vieira.
O objetivo do Encontro Nacional é avaliar a Estratégia Nacional do Poder Judiciário, além de aprovar as Metas Nacionais de 2026. Magistrados, magistradas, servidores e servidoras dos tribunais estaduais e federais participam do evento.
Programação
A programação deste segundo dia do Encontro contou com o painel “CNJ: Percepções e Perspectivas", que teve como presidente de mesa o ministro Alexandre de Moraes, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), pela parte da manhã. À tarde, estão marcadas reuniões setoriais, e à noite será feito o anúncio das metas nacionais do Poder Judiciário 2026 e dos macrodesafios para 2027-2032, além da divulgação do nome dos tribunais ganhadores Prêmio CNJ de Qualidade 2025.
Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará.
Imagem: Ascom TRE do Pará.

