18ª Zona Eleitoral de Altamira ganha espaço multiuso
A inauguração do prédio anexo foi no dia 14 de novembro, com a presença do presidente do TRE do Pará, desembargador José Maria Teixeira do Rosário, servidores e diversas autoridades da região.

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) inaugurou um prédio anexo à 18ª Zona Eleitoral de Altamira, que também atende os municípios de Brasil Novo e Vitória do Xingu, no sudoeste do estado. Na sexta-feira (14), a cerimônia de entrega do espaço multiuso para diversas demandas locais contou com a presença do presidente do Tribunal, desembargador José Maria Teixeira do Rosário.
No discurso, o desembargador-presidente ressaltou a importância da obra diante do compromisso com a modernização das estruturas e a eficiência dos serviços, especialmente, no interior do estado. “Mais do que ampliação física, esse novo prédio traduz o fortalecimento da Justiça Eleitoral em uma região de grande relevância como centro de desenvolvimento e diversidade humana”, declarou.
Assim, com o novo espaço, busca-se mais comodidade e dinamismo no trabalho da 18ª Zona Eleitoral, que possui cerca de 117 mil eleitores aptos a votar em Altamira, Brasil Novo e Vitória do Xingu. Preparação das urnas eletrônicas, treinamentos para mesários e técnicos, e reuniões com os partidos políticos estão entre as principais finalidades do anexo, além da realização de audiências públicas e capacitações para a comunidade, conforme ressaltou o juiz eleitoral de Altamira, Leonardo Ribeiro da Silva.
“Além de servir, principalmente em anos eleitorais, para o treinamento de pessoal e toda a preparação logística das eleições, nossa intenção é utilizar este espaço para promover o letramento da população sobre seus direitos e deveres eleitorais e tantos outros temas de interesse coletivo, sempre buscando prestar uma jurisdição eleitoral de qualidade para os cidadãos e também aprimorar o desempenho da função social da Justiça Eleitoral, aqui na nossa região”, afirmou o magistrado da Zona Eleitoral.
Com 96 m² e valor total de R$ 308.000, a obra era um desejo antigo dos servidores da unidade. “É uma alegria muito grande porque é um espaço pelo qual eu luto há muito tempo, e fico feliz e emocionado por ter finalmente realizado esse sonho”, disse o chefe do Cartório Eleitoral, Ricardo Patrício. Ele ressaltou ainda a importância da estrutura para demandas estratégicas em uma região com grandes desafios logísticos, considerando principalmente Altamira, que é o maior município do Brasil em extensão territorial, com 159 mil km².
“Muitas vezes, temos que passar por outros municípios para chegar a Castelo de Sonhos e Cachoeira da Serra, que são locais de difícil acesso. Temos ainda Vila Caboclo e Vila Canópolis, para as quais precisamos chegar até São Félix do Xingu para atuar nessa região. Sem contar as diversas seções eleitorais que foram criadas nas comunidades indígenas, que ficam a mais de mil e cinquenta quilômetros do centro de Altamira, o que dificulta sobremaneira a logística para as eleições”, informou o chefe do cartório.
Representando os municípios atendidos pela 18ª Zona Eleitoral, o presidente da Câmara Municipal de Brasil Novo, Antônio Martins, destacou a importância das parcerias. “É com grande satisfação que expressamos nossas expectativas em relação a este novo espaço, reiterando o compromisso para que os serviços eleitorais continuem alcançando as comunidades mais distantes, um esforço que o Cartório Eleitoral sempre demonstrou, levando seus serviços mesmo a locais situados a mais de 120 km da sede de Brasil Novo, por exemplo”, ressaltou.
Convidados
A inauguração do espaço multiuso da 18ª Zona Eleitoral também contou com a presença da secretária de Planejamento do TRE do Pará, Elane Santana; do secretário de Tecnologia da Informação, Felipe Brito; da assessora de Cerimonial Patrícia Saboya; e demais servidores do cartório e da sede do TRE do Pará, incluindo o engenheiro responsável pela obra, José Valneci Soares, da Seção de Engenharia (Senge), que compõem a Coordenadoria de Edificações (Coedi) da Secretaria de Administração do Tribunal.
A programação também foi prestigiada por prefeitos e parlamentares de todos municípios atendidos pela Zona Eleitoral, além de representantes do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), das Forças Armadas, Ordem dos Advogados do Brasil, do Corpo de Bombeiros, das Polícias Federal, Civil e Militar, e ainda da Prefeitura e Câmara Municipal de Altamira. Ressaltando que essas instituições são fundamentais para a realização das eleições por todo o estado.
Homenagem
Em homenagem ao magistrado que faleceu em julho de 2025, o prédio recebeu o nome do Juiz José Amarildo Mazutti, que atuou como titular da Vara Agrária de Marabá por mais de 11 anos. No Poder Judiciário desde 2007, possuía mestrado em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia, pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, o que refletia o seu interesse e conhecimento sobre os conflitos agrários e a realidade socioterritorial do estado.
“O anexo que hoje inauguramos leva o nome do Juiz José Amarildo Mazutti, uma justa e merecida homenagem a um magistrado que honrou o Poder Judiciário do Estado do Pará, com uma trajetória marcada pela retidão, competência e espírito público, tendo construído, ao longo de 18 anos, uma carreira marcada pelo compromisso com a Justiça, especialmente nas causas fundiárias de de interesse social”, destacou o desembargador José Maria Teixeira do Rosário, durante a inauguração do espaço multiuso.
Texto: Elissandra Batista / Ascom TRE do Pará.
Imagem: Thalles Puget / Ascom TRE do Pará.

