Conferência do ministro Nunes Marques marcou o último dia do VERDEMOCRACIA
"Eleições 2026: desafios e perspectivas" foi o tema da palestra realizada na tarde desta quarta-feira, 17 de setembro, em Belém.

A conferência do vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Cássio Nunes Marques, marcou o encerramento do Fórum Nacional VERDEMOCRACIA. "Eleiçoes 2026: desafios e perspectivas" foi o tema da palestra realizada na tarde desta quarta-feira, 17 de setembro, no teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, em Belém.
No evento, o ministro destacou que as eleições no Brasil impressionam pelo tamanho e complexidade, informando que a previsão do TSE para 2026 é alcançar mais 2,5 milhões de pessoas, totalizando aproximadamente 160 milhões de eleitores, em todo o país. Nunes Marques ressaltou ainda que a centralidade e o protagonismo do eleitorado são essenciais para a vitalidade da democracia brasileira. Nesse sentido, reforçou as conquistas históricas e o trabalho constante da Justiça Eleitoral para, cada vez mais, garantir o exercício pleno da cidadania, com eleições rápidas, seguras e transparentes.
"O voto eletrônico é um patrimônio nacional. E é dever da Justiça Eleitoral, em todas as suas esferas, trabalhar, incessantemente, para que a confiança coletiva em nossos sistemas seja revigorada. Somente assim poderemos seguir com o nosso objetivo mais importante o de registrar com fidelidade única a vontade soberana de cada cidadã e cada cidadão brasileiros. Na democracia, cada voto, por mais singelo, sustenta todo o processo eleitoral", declarou Nunes Marques.
Além da conferência do ministro, a última tarde do VERDEMOCRACIA contou ainda com dois painéis de debates. O primeiro, denominado "Propaganda eleitoral, poluição e ambiente cívico saudável", colocou em pauta as consequências ambientais como as poluições sonora e visual provocados pelas campanhas eleitorais. A discussão foi moderada pelo presidente do TRE de São Paulo, desembargador Silmar Fernandes, com a participação da desembargadora Cristina Neves da Silva, do TRE do Distrito Federal; e do Procurador Regional Eleitoral do TRE de Minas Gerais, José Jairo Gomes.
Já o último painel do evento destacou o tema "Direito ao voto, informação verídica e participação democrática". O debate, que focou no uso da Inteligência Artificial no processo de desinformação sobre as eleições, foi moderado pelo juiz auxiliar da presidência do TSE, Júlio de Andrade. E contou com a presença da professora da PUC de São Paulo, Dora Kaufmann; e do professor Bruno Bioni, membro titular do Conselho Nacional de Proteção de Dados Pessoais e Privacidade (CNPD).
Ao final do painel, o presidente do TRE do Pará, desembargador José Maria Teixeira do Rosário, fez o encerramento da programação destacando os ensinamentos e aprendizados proporcionados por cada conferencista e painelista. Também agradeceu a todos os envolvidos na organização que foi considerada de alto nível pelos participantes. O desembargador dedicou ainda um agradecimento especial à ministra Cármen Lúcia, por todo apoio e participação no Fórum Nacional VERDEMOCRACIA. "O meu sentimento é de profunda gratidão e muito orgulho por todo esse trabalho excepcional", finalizou o presidente do TRE do Pará.
Texto: Elissandra Batista / Ascom TRE do Pará.
Imagens: Ascom TRE do Pará.