Presidente em exercício do TRE do Pará acompanha Mutirão de Atendimento
A desembargadora Filomena Buarque, corregedora regional eleitoral, esteve no sábado (11) no mutirão em Belém. Em todo o estado, o mutirão registrou 5.687 atendimentos no sábado (11) e 6.385 no domingo (12), totalizando 12.072 atendimentos no fim de semana.

A presidente em exercício do TRE do Pará e corregedora regional eleitoral, desembargadora Filomena Buarque, acompanhou, no sábado (11), o Mutirão de Atendimento realizado no Núcleo de Atendimento ao Eleitor (NAE), em Belém.
A ação reuniu eleitores e eleitoras em busca de serviços da Justiça Eleitoral e registrou intensa procura ao longo do dia.
Durante a visita, a magistrada destacou a importância da iniciativa para ampliar o acesso aos serviços eleitorais, especialmente para quem enfrenta dificuldades de comparecer aos cartórios durante a semana.
Também estiveram presentes a diretora-geral substituta, Rosiane Martinelli; a secretária da Corregedoria, Sinara Mendes; a secretária de Planejamento, Elaine Santana; o secretário de Tecnologia da Informação, Felipe Brito; a chefe do Gabinete da Vice-Presidência, Ingrid Agrassar; e a servidora Cilene Nascimento, da Assessoria de Cerimonial do Tribunal. O juiz da 28ª Zona Eleitoral de Belém, Lúcio Barreto Guerreiro, também acompanhou a ação.
No Fórum Eleitoral de Ananindeua, o juiz auxiliar da Corregedoria, David Albano, também acompanhou os atendimentos e a execução do mutirão no município.
Atendimentos
Em todo o estado, o mutirão registrou 5.687 atendimentos no sábado (11) e 6.385 no domingo (12), totalizando 12.072 atendimentos no fim de semana.
Os atendimentos foram organizados por meio da distribuição de senhas, garantindo que todos os eleitores que chegaram até as 14h foram atendidos. Entre os serviços oferecidos estiveram a emissão do título de eleitor, a coleta de biometria, a transferência de domicílio eleitoral e a atualização de dados cadastrais, entre outros.
Entre os atendidos no NAE, o estudante Edielson Cardoso, de 16 anos, aproveitou a ação para emitir o primeiro título de eleitor e destacou a emoção de participar do processo eleitoral pela primeira vez. “É emocionante, porque será a primeira vez que vou votar”, afirmou.
Também no NAE, Maria de Nazaré, de 68 anos, participou do mutirão após receber uma mensagem do Tribunal informando a necessidade de atualização da biometria — uma das iniciativas do TRE do Pará para manter o cadastro do eleitorado atualizado. “Eu achei ótimo. Não sabia que precisava vir, não estava atenta. Quando vi a mensagem e depois na televisão, aproveitei a oportunidade para resolver minha situação”, disse.
A programação do mutirão continua no fim de semana, nos dias 2 e 3 de maio, das 8h às 14h, em todos os cartórios eleitorais e postos de atendimento do estado.
A ampliação do atendimento ocorre em razão do prazo do cadastro eleitoral, que permanece aberto até o dia 6 de maio. Após essa data, os atendimentos serão suspensos para a organização das Eleições 2026.
Texto: Ana Beatriz Manarte / Ascom do TRE do Pará.
Imagem: Thalles Puget / Ascom do TRE do Pará.

