Campanha Janeiro Branco 2026 do TRE conta com ações voltadas à saúde mental
Como parte das ações da campanha, a chefe da Samos, Daniele Boulhosa, e a chefe do NGS, Fernanda Moura, realizaram uma visita, na quarta-feira (21), ao presidente do TRE do Pará, desembargador José Maria Teixeira do Rosário.

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) realiza, ao longo do mês de janeiro, uma série de ações que integram a Campanha Janeiro Branco 2026, iniciativa voltada à promoção da saúde mental no ambiente de trabalho. A ação integra uma série de ações realizadas pelo Tribunal ao longo do mês de janeiro, voltadas ao cuidado com o bem-estar de servidores, servidoras, colaboradoras, colaboradores, estagiárias e estagiários.
A programação da Campanha Janeiro Branco é organizada pela Seção de Assistência Médica, Odontológica e Psicossocial (Samos) e pelo Núcleo Gestor de Promoção à Saúde Mental (NGS). Em 2026, o tema adotado é “Cuidar da saúde mental é um compromisso de todos!”.
Como parte das ações da campanha, a chefe da Samos, Daniele Boulhosa, e a chefe do Núcleo Gestor de Promoção à Saúde Mental (NGS), Fernanda Moura, realizaram uma visita, na quarta-feira (21), ao presidente do TRE do Pará, desembargador José Maria Teixeira do Rosário. Na ocasião, o presidente destacou o compromisso da Administração com a promoção de um ambiente laboral mais saudável, pautado no diálogo, no respeito e no cuidado mútuo.
De acordo com a chefe do NGS, Fernanda Moura, a campanha busca aproximar a equipe de saúde da força de trabalho e ampliar o diálogo sobre saúde mental no contexto laboral. “Queremos estar mais próximos dos servidores e gestores, promovendo momentos de reflexão e oferecendo orientações sobre saúde mental no trabalho, sobre o acesso aos serviços e sobre fatores de risco e de proteção psicossocial. A ideia é contribuir para a construção de um ambiente de trabalho mais saudável para todos”, afirmou.
Fernanda destaca ainda que a Campanha Janeiro Branco parte do entendimento de que o início do ano é um momento propício à reflexão e à construção de novos hábitos, simbolizando uma “página em branco” a ser preenchida com mais saúde, equilíbrio e qualidade de vida. Segundo ela, a iniciativa reforça a importância do cuidado com a saúde mental e amplia esse olhar para o contexto do trabalho.
Entre as ações previstas estão a realização de uma gincana coletiva, a divulgação de orientações para a promoção da saúde mental, a disponibilização do Guia do Gestor, um levantamento breve sobre fatores psicossociais de risco e de proteção no trabalho, além de vídeos produzidos pela equipe de saúde, oficina de gestão saudável, clube de leitura temático e distribuição de brindes.
Os materiais da campanha estão sendo divulgados por e-mail institucional e por meio de QR codes espalhados pela sede do Tribunal. Todo o conteúdo também ficará disponível de forma permanente na intranet, na página da Gestão de Pessoas, dentro do programa de qualidade de vida, permitindo o acesso contínuo por toda a força de trabalho.
A participação na gincana coletiva está aberta às unidades administrativas e às Zonas Eleitorais que desejarem participar da proposta, que incentiva o trabalho colaborativo com o envolvimento das equipes e das chefias. As atividades ocorrem durante o expediente, sem impacto no atendimento ao público, e cada unidade deve cumprir, no mínimo, três tarefas. As unidades interessadas podem solicitar apoio da equipe de saúde do TRE do Pará por meio do NGS (ramais 8927 e 8929) ou da Samos (ramais 8930, 8934 e 8933).
Texto: Ana Beatriz Manarte / Ascom do TRE do Pará.
Imagem: Leonardo Moraes / Ascom do TRE do Pará.

