Juiz Tiago Sefer encerra biênio na Corte Eleitoral
A despedida, marcada por manifestações de reconhecimento ao trabalho do magistrado, foi na quinta-feira, 22, durante a 2ª Sessão Plenária Ordinária de 2026.

O juiz eleitoral Tiago Nasser Sefer participou, na quinta-feira (22), de sua última sessão como membro substituto do Colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), encerrando o biênio 2024/2025. A despedida foi durante a 2ª Sessão Plenária Ordinária de 2026, quando o magistrado recebeu várias manifestações de reconhecimento pela atuação como membro da Corte Eleitoral do Pará.
O presidente do Tribunal, desembargador José Maria Teixeira do Rosário, foi o primeiro a se manifestar destacando a alta qualidade do trabalho realizado por Tiago Sefer. “Além de competente, é equilibrado, profundo e íntegro. Admiro sua postura, sua atuação e a facilidade com que lida e conduz o processo. Desejo-lhe muito sucesso", afirmou o desembargador-presidente.
A desembargadora Filomena Buarque, vice-presidente e corregedora do TRE do Pará, também destacou o elevado preparo técnico do juiz, além da firmeza e do compromisso com os princípios da Justiça Eleitoral, o que inclui a legalidade, a imparcialidade, a normalidade e a lisura dos processos democráticos.
“Sua contribuição foi marcante pelo diálogo respeitoso e pelo esforço em todas as suas ponderações e manifestações. Destaco sua colaboração institucional em todos os debates desta Corte, o que fortaleceu a atuação do colegiado em momentos de elevada responsabilidade”, reforçou a desembargadora Filomena Buarque.
As palavras de agradecimento e reconhecimento também foram compartilhadas pelo juiz Marcus Alan de Melo Gomes. "Quero deixar um testemunho público de reconhecimento pela excelência do trabalho do doutor Tiago, que contribuiu exponencialmente para a qualidade da justiça prestada, pela acuidade técnica, sem falar na fidalguia, na gentileza e no cavalheirismo no trato que ele sempre teve”.
A clareza e a facilidade em se comunicar foram os pontos destacados pelo juiz Miguel Lima dos Reis Júnior. "No meio jurídico, a maior virtude é a capacidade de se fazer entender, e o doutor Tiago possui esse mérito. A simplicidade na condução dos votos, sem o peso excessivo do tecnicismo, é a maior qualidade que um magistrado pode demonstrar no exercício do cargo. E ele consegue transmitir suas decisões com clareza e eficiência para todos."
O esforço e dedicação também foram qualidades ressaltadas pelo juiz federal Domingos Daniel Moutinho. “Nós, que somos juízes de carreira, sabemos o quanto demanda tempo até que a gente encontre um equilíbrio. Acho que o doutor Tiago, com o pouco tempo que ele está aqui como juiz, já demonstrou essa maturidade. Desejo que tenha sempre muito sucesso e que logo esteja de volta aqui conosco para continuar esse importante trabalho”.
Já o juiz Marcelo Lima Guedes agradeceu por todo o apoio e troca de experiências. “Quando eu entrei para ser o seu substituto, ele foi muito generoso me repassando todas as informações necessárias. Ele fez a transição de gabinete para mim, das ações judicias, e naquele momento foi fundamental para a minha chegada. Então, desejo ainda mais sucesso ao doutor Tiago, seja aqui no TRE ou na Procuradoria e em qualquer área da sua vida”.
O Procurador Regional Eleitoral, Bruno Valente, afirmou que o empenho, a seriedade e a dedicação foram sempre visíveis no trabalho do juiz Tiago Sefer, que, na oportunidade, disse estar honrado com o reconhecimento dos colegas. Para o magistrado, que ocupou a vaga na classe da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará (OAB-PA), o cargo exige uma responsabilidade imensa. E além de trazer uma visão externa ao Judiciário, segundo ele, é uma grande oportunidade para aprender.
“Retorno para a advocacia com um aprendizado valioso e um respeito ainda maior pela magistratura. Agradeço aos meus pares e, especialmente, aos servidores do TRE do Pará, que com técnica e discrição fazem este Tribunal se movimentar. Encerro este mandato com gratidão e a serenidade do dever cumprido", finalizou o juiz Tiago Sefer.
Breve Currículo
O juiz eleitoral Tiago Nasser Sefer possui Mestrado em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA), MBA em Direito Tributário pela FGV/RIO e é Bacharel em Direito também pela UFPA. Atua nas áreas contenciosa e consultiva cível, empresarial e tributária. Em 2012, por meio de concurso público, assumiu o cargo de Procurador Autárquico e Fundacional do Estado do Pará. Além disso, é professor de Direito Financeiro e Tributário em cursos preparatórios para concursos públicos. Anteriormente, ocupou a posição de conselheiro seccional na Ordem dos Advogados Seção Pará (OAB/PA). Nomeado em 2024 como Juiz Eleitoral Substituto do TRE do Pará.
Texto: Elissandra Batista e Alexandra Cavalcante / Ascom TRE do Pará.
Imagem: Leonardo Moraes / Ascom TRE do Pará.

