Zona Eleitoral, em Bragança, no nordeste do estado, recebe Projeto de Revitalização Predial
Entre os sistemas que receberam melhorias durante a execução do projeto estão os seguintes: climatização, elétrico e hidráulico, infraestrutura arquitetônica, telhado, pintura, iluminação e sinalização.

A primeira Zona Eleitoral (ZE) a receber o Projeto Piloto de Revitalização Predial, realizado pela Secretaria de Administração por meio da Seção de Manutenção de Sistemas Prediais (Semap), foi a 13ª ZE, com sede no município de Bragança, no nordeste paraense. Em linhas gerais, o projeto prevê a manutenção preventiva das edificações que abrigam os cartórios eleitorais, a fim de evitar custos com a manutenção corretiva.
A secretária de Administração do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), Hérika Sodré, destaca que “o trabalho realizado pela nossa equipe de manutenção predial devolveu aos servidores e aos eleitores de Bragança um cartório totalmente renovado, funcional e adequado ao atendimento ao público, essa iniciativa será levada para outros municípios visando deixar os cartórios prontos e bem equipados para os desafios deste ano”.
De acordo com o coordenador de Edificações e Infraestrutura (Coedi), Diego Lopes, o trabalho no Cartório Eleitoral em Bragança foi iniciado no dia 14 de outubro de 2025 e concluído em 31 do mesmo mês. “Primeiramente, foi feito um levantamento das necessidades existentes no prédio e, em seguida, houve a preparação para a realização do serviço”, destaca.
Para executar o trabalho, em tempo hábil e sem a necessidade da desativação dos serviços que o cartório disponibiliza à população, foi enviada ao local uma equipe composta por 10 pessoas, que atuaram na execução e coordenação dos trabalhos.
Entre os sistemas que receberam melhorias durante a execução do projeto estão os seguintes: climatização, elétrico e hidráulico, infraestrutura arquitetônica, telhado, pintura, iluminação e sinalização, com a colocação de piso tátil para garantir a acessibilidade no local e a troca completa do piso na área de espera. “Foi feita toda a requalificação predial, além da melhoria e modernização do prédio”, ressalta o coordenador
Diego Lopes destaca também que o Projeto de Revitalização Predial terá continuidade ao longo de 2026 passando por outras Zonas Eleitorais até o período das eleições.
Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará.
Fotos: Leonardo Moraes / Ascom TRE do Pará.

