Centro Cultural do TRE-PA celebra um ano com exposição de Ruy Meira

Centro Cultural do TRE-PA celebra um ano com exposição de Ruy Meira

Galeria do Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará
Galeria do Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará

Para comemorar o primeiro ano do Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará (CCJE/PA), o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) abre, na próxima terça-feira, 29, a exposição “Ruy Meira: Acervo de Colecionadores”, organizada por Jorge Alex Athias e sob a curadoria de Jussara Derenji, Marisa Morkazel e Lutfala Bitar. É a primeira vez, após a morte do artista (1995), que as obras serão expostas ao público.


 “Ruy Meira: Acervo de colecionadores” reúne aproximadamente 20 peças, entre telas e cerâmicas, do pintor e desenhista paraense que marcou seu nome no cenário das artes do Brasil, entre as décadas de 40 a 90, com a técnica em cerâmica escultórica e gravura em telas, sua marca registrada. A mostra dá continuidade ao calendário anual do CCJE, onde, a cada dois meses, é organizada nova exposição.

Para o Presidente do TRE-PA, Desembargador Ricardo Nunes, “comemorar o primeiro ano do Centro Cultural com a exposição de obras do renomado artista paraense é preservar a memória cultural de nossa cidade, além de expor ao público obras raras de um artista que marcou seu nome na capital e no Brasil’.

História - Ruy Augusto de Bastos Meira nasceu em 30 de novembro de 1921, em Belém do Pará. Interessou-se pelas artes a partir das primeiras aulas de desenho, na Escola de Engenharia, onde estudou. Em 1944 teve seus primeiros trabalhos expostos no ‘V Salão Oficial de Belas Artes’, na capital paraense, onde também foi responsável pelas primeiras manifestações de arte abstrata. Iniciando pela pintura, transitou por outras técnicas como a gravura e o desenho. Notabilizou-se como artista, por meio de sua técnica aplicada a escultura em cerâmica. Além de engenheiro civil e paisagista, o artista paraense também deu sua contribuição à poesia.

Serviço: Exposição “Ruy Meira: Acervo de Colecionadores” abre nesta terça-feira, 29, e permanece até o dia 03 de fevereiro de 2012, com visitações de segunda a sexta, de 08h às 15h, no Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará. Local: Rua João Diogo (entre São Francisco e Dezesseis de Novembro), nº 254, Bairro Campina, ao lado do TRE-PA. Na oportunidade, haverá sarau intitulado “Concerto de violão solo”, com o renomado violonista paraense Salomão Habib.

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido