TSE promove oficina sobre museus e reúne bibliotecários

TSE promove oficina sobre museus e reúne bibliotecários

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dentro da programação nacional de eventos, promoveu, em Brasília (DF), de 07 a 11 de novembro deste ano, a Oficina “Museu, Memória e Cidadania” (Programa de Qualificação em Museologia) e o 5º Encontro da Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral.

A Oficina “Museu, Memória e Cidadania” integra o Programa de Qualificação em Museologia, que obedece ao disposto na recomendação nº 37 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), sobre a observância das normas de funcionamento do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário.

O Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará (CCJE-PA), anexo à sede do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), em Belém, esteve entre as grandes atrações da Oficina, sendo apresentado pela servidora Roberta Hannemann, oficial de gabinete da presidência deste Regional.

O TRE-PA é a única corte eleitoral do país que possui um Centro Cultural, diferente dos demais que possuem Centro de Memória. O CCJE-PA funciona no prédio datado do início do século XIX, que abriga objetos históricos da Justiça Eleitoral, exposições de arte temporárias, espaço multimídia e salas de oficina.

Em sequência, de 09 a 11 de novembro, os bibliotecários dos Tribunais Regionais Eleitorais de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal participaram do 5º Encontro da Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral, que proporcionou a avaliação das atividades de 28 bibliotecas ao longo do biênio 2009/2010.

O objetivo do encontro é promover a interação e a capacitação dos profissionais da rede de bibliotecas, incentivar a reflexão sobre as políticas biblioteconômicas, estabelecer as diretrizes de atuação dos bibliotecários, definir normas e a padronização dos atos técnicos, entre outros.

Durante o evento, os participantes discutiram sobre a programação dos centros de memória dos Regionais voltada para o aniversário de 80 anos da Justiça Eleitoral – responsável pelos trabalhos eleitorais, criada em 1932 –, que será comemorado no próximo ano.

Segundo Telma Maria Fernandes, chefe da Seção de Biblioteca (SEBI), do TRE-PA, de acordo com a base de dados da Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral (REJE), a biblioteca do TRE-PA ocupa o 2º lugar no ranking da rede, no quesito circulação, com marca inferior apenas a do próprio TSE.

(ASCOM/TRE-PA/JB)

ícone mapa

Rua João Diogo, 288, Campina - Belém-PA - CEP 66015-902

Horário de atendimento: 8h às 14h

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone: (91) 3346-8000 - Mais informações

Ouvidoria: (91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral: (91) 3346-8769

Ícone Protocolo Administrativo
Disque-Eleitor
Atendimento: 8h às 14h - Telefone: 148

Atendimento Digital - Assistente Virtual Bertha
Whatsapp: (91) 3346-8000 / Webchat
Ícone horário de funcionamento dos protocolos
Telefone e endereço das Zonas Eleitorais
Atendimento ao público: 8h às 13h

 

Acesso rápido