Coordenadores e assistentes de ouvidoriais participam do X Encontro de Representantes de Ouvidorias Eleitorais

Nesta quarta-feira (18), foi realizado o primeiro dia do X Encontro de Representantes das Ouvidorias Eleitorais, que reúne assistentes e coordenadores de Ouvidorias Regionais Eleitorais do país. O objetivo nesse primeiro momento é trocar experiências e elaborar propostas que serão apresentadas ao Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral (COJE).
O Encontro é organizado pela Ouvidoria Judicial Eleitoral do Pará (OJE-PA). “Nós discutiremos todo o papel da ouvidoria, principalmente, nesse ano que se aproxima e que vamos ter às Eleições Municipais. Então, a ouvidoria é de suma importância para que o eleitor canalize as suas reclamações, sugestões, as dificuldades que tem encontrado no serviço. As ouvidorias servem como instrumentos de gestão, pelo qual o gestor público tem a noção de como está sendo desenvolvido o atendimento”, ressalta a Juíza Eva do Amaral Coelho, Ouvidora Regional Eleitoral do Pará.
No evento, os representantes das ouvidorias farão o intercâmbio de informações e debaterão propostas que serão consolidadas e depois encaminhadas e postas em discussão para aprovação pela COJE, que reúne os Juízes Ouvidores, na VIII Reunião do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral que será realizada na sexta-feira (20).
“Encontros como esses são importantes para termos uma ideia do que está acontecendo em todas as regiões do país. Esse compartilhamento de experiências tem gerado a melhora nas atuações das ouvidorias”, afirma Simone Sales, assistente da OJE-AP.
Para Henrique Romero, assistente da OJE-TO, o evento é de grande importância para o aperfeiçoamento dos trabalhos das ouvidorias e dos principais assuntos que devem ser debatidos é sobre a revisão biométrica pela muitos municípios brasileiros tem realizado. “Todos os TREs estão envolvidos no recadastramento biométrico e é um atendimento que impacta diretamente no serviço da Ouvidoria. Pela grande demanda que a Justiça Eleitoral recebe e é a oportunidade que as ouvidorias tem de prestar esclarecimento ao eleitor, o que gera uma segurança maior nas Eleições”, explica o servidor.
Sistema Ouvidorias Eleitoriais
Nesta manhã, foi apresentado pela Seção de Desenvolvimento de Sistemas da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE do Pará, o Sistema Ouvidorias Eleitoriais, ferramenta criada em 2011 e que, atualmente, é utilizado por treze Regionais do Brasil.
O Sistema operacionaliza os trabalhos da Ouvidoria Eleitoral ao facilitar o atendimento, seja na informatização, acompanhamento e controle das solicitações. A ferramenta está a disposição de qualquer cidadão pela internet no site www.tre-pa.gov.br.