Sistema Eletrônico de Informações – SEI entra na fase final de implantação
Na etapa final de implantação do SEI, servidores participam de treinamento e é realizada a configuração de adaptação do sistema às especificidades da Justiça Eleitoral do Pará.

Nesta semana, O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) entrou na fase final de implantação, com a capacitação de servidores e a configuração do sistema para fins de adaptação às especificidades do Tribunal Regional Eleitoral do Pará. A ferramenta que permite a tramitação de processos administrativos de forma eletrônica estará disponível para o uso, pelos servidores da Secretaria do Tribunal, a partir do dia 16 de novembro.
Nesta quarta-feira (04), os servidores da Secretaria do Tribunal começaram a participar do treinamento para a utilização do sistema, com a familiarização do mesmo e o uso de funcionalidades para criação, edição e tramitação dos processos administrativos. O treinamento será realizado até o dia 13 desse mês com a expectativa de envolver, aproximadamente, 300 servidores do TRE do Pará.
A capacitação está sendo ministrada pelo técnico judiciário Frank Busatto do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), onde o SEI é utilizado desde fevereiro desse ano. “A ideia é preparar todos os servidores a usar o sistema, a tirar dele toda a potencialidade para facilitar a nossa vida e diminuir a quantidade de papel que a gente tem em cima da mesa”, explica o servidor da Justiça Eleitoral de Rondônia.
O sistema é simples e oferece ferramentas que permitem a fácil operacionalização do Processo Eletrônico Administrativo. Além disso, a grande vantagem do SEI é a agilidade de tramitação e maior acesso aos processos. “Nós conseguimos produzir mais dentro do mesmo tempo que produzíamos antes. Além disso, ganhamos muito, pois, temos acesso mais fácil e rápido a processos, acompanhar assuntos relacionados à vida de servidor e a nossas atividades diárias. Tem mais transparência”, ressalta Busatto.
Paralelo ao treinamento está sendo realizado o processo de parametrização, que subsidia o trabalho de configuração do sistema às características do TRE do Pará. Estão sendo identificados os documentos mais usados nos processos administrativos, bem como, as classes processuais que mais serão utilizadas no SEI.
Segundo Eduardo Araújo, coordenador do Grupo de Implantação, Gestão e Acompanhamento do SEI (GIGA-SEI), primeiramente, o sistema será utilizado na sede da TRE do Pará, depois, será implementado em toda a Justiça Eleitoral do Pará. “Como é uma ferramenta nova é preferível começar com escopo mais reduzido para implantar gradativamente e assim atender todas as unidades do Tribunal”, explica Araújo.
Futuramente, os servidores das Zonas Eleitorais também serão capacitados para o uso do SEI que até o dia 6 de abril de 2016, estará em funcionamento em todas as unidades da Justiça Eleitoral do Pará. Além de Busatto, servidores de outras regionais (TRE-TO e TRE-AC), que já adotaram o sistema estão contribuindo para o processo de implantação do mesmo no TRE do Pará. “A solicitação desses auxílios foi para compartilhar experiências, práticas reajustadas com uso do SEI que serão repassadas aos servidores. A expectativa é o que o sistema agregue mais valor para trabalho executado, seja pela eficiência, transparência ou economia de recursos”, finaliza Eduardo Araújo, coordenador do GIGA-SEI.