Justiça Eleitoral intensifica orientação para biometria em Marituba

Em Marituba, o TRE intensificou o atendimento de recadastramento biométrico

Justiça Eleitoral intensifica cadastro biométrico em Marituba

 

O município de Marituba, região metropolitana de Belém, é um dos 13 novos domicílios eleitorais que devem adotar a identificação biométrica para as eleições municipais de 2016. O recadastramento eleitoral biométrico é uma ferramenta que garantirá mais segurança na identificação do eleitor no momento da votação.


Porém, a procura do público pelo recadastramento biométrico em Marituba está baixo do esperado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará. Até o dia de ontem, apenas 21% dos eleitores já procuraram o TRE para efetuar a troca do título pelo cadastro biométrico. O que significa que um pouco mais de 52 mil eleitores podem ter seu título cancelado ficando impedidos de votar nas próximas eleições de 2016.


“Além da impossibilidade de exercer seu poder de cidadão através do voto, o cancelamento do título pode acarretar outras consequências como a perda de benefícios sociais como Bolsa Família, previdência social ou contratação em empregos. Por isso, o TRE insiste na importância de procurar o cartório eleitoral o quanto antes para fazer essa regularização. Muitos eleitores deixam para o último dia e acabam enfrentando filas enormes e longas horas de espera, por isso, estamos fazendo esse apelo” alerta Felipe Brito, Secretário de Tecnologia da Informação do TRE-Pa.
Pensando na necessidade de intensificar esse recadastramento, na quinta-feira (24), a diretoria técnica esteve em Marituba para tirar dúvidas, atender a imprensa e mostrar a importância de não deixar o recadastramento para última hora.


Além desta ação pontual, o TRE já aumentou o trabalho de distribuição de cartazes e panfletos em locais de grande circulação, fechará em breve parcerias com associações de moradores, igrejas, centros comunitários e partidos políticos do município na tentativa de bater a meta de 100% dos eleitores recadastrados até dia 19 de dezembro.

“O Tribunal disponibiliza ainda através do site www.tre-pa.jus.br a possibilidade de agendamento deste atendimento, na 43º zona em Ananindeua, para facilitar a ida do eleitor e evitar filas, e concede ainda um documento de comparecimento para um dia de abono no ponto no local de trabalho.” Explica Felipe.


Precisam fazer o recadastramento todos os eleitores dos municípios em revisão, sem exceção, sob pena de cancelamento do título eleitoral. O comparecimento deve ocorrer nos períodos indicados para cada um dos municípios no cartório eleitoral ou no posto que será instalado temporariamente nos municípios.

 

Recadastramento é debatido na Câmara Municipal


Com o objetivo de ampliar o número de recadastramento, TRE-PA teve um momento de debate, na Câmara Municipal de Vereadores do município. O Secretário de Tecnologia da Informação e chefe do Cartório da 43ª Zona Eleitoral, Manuel Carlos de Sousa Filho, se reuniram com vereadores e representantes de entidades da sociedade civil do município.

“Precisávamos desse encontro com TRE, justamente, para debater e apontar sugestões para atender os eleitores”, disse o presidente da Câmara, o vereador, Raimundo Lameira.


Uma das alternativas sugeridas e que será colocada em prática é estender o atendimento para os sábados de outubro. Nos dias 17, 24 e 31, o Posto de Atendimento Eleitoral será aberto, das 8h às 12h. Além disso, o TRE também terá ações de sensibilização com relação à importância do título eleitoral e do recadastramento biométrico.



ícone mapa

Rua João Diogo, 288, Campina - Belém-PA - CEP 66015-902

Horário de atendimento: 8h às 14h

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone: (91) 3346-8000 - Mais informações

Ouvidoria: (91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral: (91) 3346-8769

Ícone Protocolo Administrativo
Disque-Eleitor
Atendimento: 8h às 14h - Telefone: 148

Atendimento Digital - Assistente Virtual Bertha
Whatsapp: (91) 3346-8000 / Webchat
Ícone horário de funcionamento dos protocolos
Telefone e endereço das Zonas Eleitorais
Atendimento ao público: 8h às 13h

 

Acesso rápido