Primeiro dia do 38º Encontro de Corregedores aborda novas tecnologias para a Justiça Eleitoral
Foram ministradas quatro palestras sobre sistemas que melhoram a gestão nas Zonas Eleitorais.

Nesta quinta-feira (19) teve inicio o 38º Encontro do Colégio de Corregedores da Justiça Eleitoral, organizado pela Corregedoria Regional Eleitoral do Pará (CRE-PA), do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA). O foco do primeiro dia do evento foi direcionado a adesão de tecnologias para a melhoria das atividades jurisdicionais e assim dinamizar a atuação das corregedorias.
“É o momento para resolver nossas demandas internas de forma presencial, sentindo o calor do debate, trocando experiências e conhecimento frente a frente. Essa é a oportunidade de trazermos as formas de facilitar nosso trabalho e de nos tornarmos mais eficientes”, discursou a Corregedora Regional Eleitoral, Desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, que também é Presidente do Colégio de Corregedores da Justiça Eleitoral.
Pela manhã foram realizadas quatro apresentações sobre sistemas que facilitam a gestão e acompanhamento bem como ampliam a eficiência das zonas eleitorais no desempenho de suas atividades, seja, na tramitação de processos judiciais ou no cadastro de eleitores. “A informatização é uma necessidade de extrema urgência, pois, ela possibilita a agilização dos procedimentos, padroniza a fiscalização e ajuda bastante na identificação de erros. Então são importantes ferramentas de gestão”, ressaltou o Corregedor Regional Eleitoral de Rondonia (CRE-RO), Desembargador Walter Waltenberg da Silva Júnior.
Foram ministradas palestras sobre: o Portal da Transparência, apresentada pelo TRE-RO; Sistema Infodip – Módulo de Sanções, apresentada pelo TRE-PR; Sistema Justifica apresentado pelo TRE-SC; e Georreferenciamento das Zonas Eleitorais, apresentada pelo TRE-MA.
Na segunda metade da manhã, a equipe do Maranhão (MA) abordou o Sistema de Georreferenciamento de Zonas Eleitorais para acompanhamento do cadastro biométrico e planejamento de eleições. “É uma ferramenta para você fazer o acompanhamento de todo trabalho que os TREs realizam de forma eficiente e em tempo real, podendo ser utilizado inclusive por meio de smartfones, com esse sistema é possível saber qual o nível em que o atendimento está sendo feito, qual a solução aplicada para cada atendimento, entre outras movimentações” explicou o Corregedor Eleitoral do MA, Raimundo José Barros de Souza.
A tarde, o evento continua com os debates e definições de propostas com os Representantes da Corregedorias Regionais. Seguindo para a abertura oficial com a Orquestra Sinfônica de Belém, no Teatro da Paz.