TREs desenvolvem tecnologia para agilizar controle de patrimônio das urnas eletrônicas
TREs desenvolvem tecnologia para agilizar controle de patrimônio das urnas eletrônicas

No período de 29/05 e 02/06 aconteceu a ‘Semana de Desenvolvimento Colaborativo’ no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). O evento foi promovido pela Coordenadoria de Suporte e Voto Informatizado (COSUP/STI) com a proposta de integrar os sistemas de patrimônio da Justiça Eleitoral ASIWeb com a tecnologia de identificação por rádio frequência (RFID - Radio Frequency Identification) no Tribunal.
Graças a um trabalho conjunto dos Regionais baiano, do Pará e do Tocantins foi possível desenvolver uma solução que permite, dentre outras funcionalidades, alimentar o Sistema ASIWeb através da tecnologia RFID com a identificação dos patrimônios das urnas à distância. Outro importante trabalho realizado durante o encontro foi a aferição de procedimentos da solução RFID, como a utilização da leitura à distância por radiofrequência dos patrimônios e a exportação das informações para o banco de dados do ASIWeb, conforme explicou o chefe da Seção de Logística de Urnas Eletrônicas do TRE-PA, Alcides Pamplona.
“Foi uma semana bastante produtiva. A equipe conseguiu seu objetivo que era fazer a integração da solução RFID e do sistema ASIWeb, e isto, sem dúvida, vai agregar mais produtividade, agilidade e precisão ao trabalhos do controle patrimonial e da movimentação de urnas eletrônicas de todos os Tribunais que investirem nessa tecnologia”, avaliou o coordenador da COSUP do TRE-BA, André Cavalcante.