TRE promove treinamento para auxiliar das Zonas Eleitorais
Mais de 300 colaboradores estão sendo capacitados para dar suporte nos locais de votação no pleito 2018

Iniciou na manhã desta quinta-feira, 20, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, o treinamento de transmissão de dados da votação aos colaboradores que foram convocados para trabalhar auxiliando os mesários durante as eleições deste ano.
O Tribunal é responsável por cem zonas eleitorais no estado. Por conta das características peliculares que a capital e o estado apresentam, se faz necessário que nos locais de votação, onde é utilizado o sistema JEConnect para transmissão dos votos computados, tenha um técnico para auxiliar.
O mesmo tem a missão de garantir que os mesários executem sua função da melhor forma possível, bem como transmitir os dados de eleição ao final dos trabalhos de votação para a da Justiça eleitoral
“O treinamento tem como objetivo preparar e capacitar o auxiliar da ZE, para a transmissão de resultados nas eleições, sobretudo nos pontos de transmissão que utilizam a tecnologia JEConnect”, explicou o Secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Felipe Brito.
Essa será que a quinta vez que o Técnico Judiciário, Reinaldo Alves, vai trabalhar como auxiliar. “Temos um papel muito importante para executar. Logo devemos estar preparados para transmitir todos os dados o mais rápido possível. Por isso esse treinamento é muito importante”, disse o Técnico.
O sistema JEConnect permite transformar qualquer computador do local de votação em uma máquina segura de transmissão de dados da Justiça Eleitoral, de forma criptografada e oficial.
“Esse treinamento será repassado inicialmente para 300 pessoas, o que representa o número de locais que utilizam o sistema JEConnect, na região metropolitana de Belém, Ananindeua Marituba e Santa Izabel. Que somados, representam os 300 pontos que utilizam essa tecnologia”, explicou ainda o Secretário.
A tecnologia JEConnect foi desenvolvida inicialmente pelos TREs do Pará, Rondônia e Tocantins. Atualmente, existe um grupo nacional capitaneado pelo Tribunal Superior Eleitoral que atua na manutenção e melhoria do sistema, tendo o TRE do Pará como membro do mesmo.
O Treinamento acontece durante toda a manhã e segue até este sábado, 22, na sede do Tribunal.