Servidores do TRE aprendem Libras

Nesta segunda-feira (25), servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Pará começaram um curso básico de Libras, a língua de sinais. O objetivo é oferecer um atendimento mais adequado aos eleitores surdos.

TRE-PA Curso de Libras

A iniciativa partiu da Ouvidoria do TRE que fechou parceria com a Universidade do Estado do Pará (UEPA), instituição pública que possui graduação de Licenciatura em Letras/Libras. A universidade disponibilizou cinco estudantes do 4° ano de Letras/ Libras para ministrar o curso aos servidores, dois deles são surdos, o que ajuda no aprendizado, pois é possível saber deles as verdadeiras necessidades. E os demais são ouvintes, ou seja possuem a capacidade de ouvir e podem servir de intérpretes na hora da interação entre servidores e surdos.

"Esse curso significa uma inclusão de mais um contingente populacional do nosso objetivo que é o eleitor. Temos muitos eleitores surdos e a ideia é que os servidores possam ampliar os conhecimentos para melhor atender", ressaltou o juiz e ouvidor, Altemar da Silva Paes.

No total, trinta servidores foram divididos em duas turmas. Cada turma terá cinco dias de aulas para aprender o básico de Libras.

Silvia é Chefe de Cartório de Icoaraci, da 30° Zona Eleitoral, e fez questão de se inscrever no curso. Ela já atendeu surdos e sabe da necessidade de ter este conhecimento. “A gente fica numa saia justa, às vezes, porque a gente não consegue se comunicar. E a gente pega papel, caneta, faz mímica, mas eu sei que isso não é legal. Eles precisam de um atendimento mais adequado”, destacou.

Durante o primeiro dia, os servidores aprenderam o alfabeto manual, chamado Datilologia. Este é o primeiro passo para aprender a língua de sinais.

“Nós vamos trabalhar de acordo com o contexto do TRE para diminuir essa barreira comunicacional. Porque na realidade, para você transpor esta barreira, você precisa conhecer o sujeito surdo. E com esta iniciativa, o TRE veio somar com a nossa intenção de seremos formadores em licenciatura Letras/Libras. Esta é uma situação ímpar”, ressaltou Alzira Andrade, uma das ministrantes do curso.

Sandra Silva, que trabalha na 76ª Zona Eleitoral, já sabe se comunicar em Libras. Fez a graduação de Secretariado e dentre as disciplinas tinha Libras. “O TRE está de parabéns com esta iniciativa. Apesar de conhecer Libras, é preciso treinar sempre. Nós não podemos deixar de atender o eleitor porque é surdo. Temos que ter o respeito em atender o eleitor sem deixa-lo sair com dúvidas do cartório”, disse Sandra.

Esta é a segunda vez que o TRE promove uma capacitação específica em Libras para os servidores. Em 2007, também teve uma semana de curso preparatório. E cada vez mais o Tribunal busca aprimorar o atendimento ao eleitor. Em 2016, houve uma iniciativa de acessibilidade neste sentido, oferecendo atendimento em Libras durante o fechamento de cadastro.

“A intenção é ampliar a oportunidade para servidores de todas as Zonas Eleitorais do Estado do Pará”, ressaltou o juiz e ouvidor Altemar da Silva Paes.

Esta primeira turma de servidores termina a capacitação na sexta-feira (29). E a partir do dia 1º de abril começa a segunda turma.

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido