Primeira aula presencial da “Escola de Formação Política” será quinta-feira (28)

O tema abordado na ocasião será “Ganhei as Eleições, e agora?”, com o professor e profissional de comunicação Glauco Lima.

Primeira aula presencial da “Escola de Formação Política” será quinta-feira (28)

A primeira aula presencial da Turma II, da “Escola de Formação Política” projeto desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), por meio da Escola Judiciária Eleitoral do Pará (EJE), está marcada para o próximo dia 28, às 18h, no Centro Cultural da Justiça Eleitoral, anexo ao prédio sede do Tribunal. O tema abordado será “Ganhei as Eleições, e agora?”, com o professor e profissional de comunicação Glauco Lima. A aula será transmitida no YouTube do TRE do Pará, neste link.

Sobre o tema escolhido para essa primeira aula presencial da turma, professor destaca. “A comunicação deixou de ser atividade meio e se tornou atividade fim. Seja no setor público ou no setor privado. Então é impossível pensar em governar ou atuar como parlamentar, sem ter um plano de ação sistemático para comunicação. Nesse módulo, vou falar desde os fundamentos, de como o eleito quer ser percebido, os conceitos que quer fixar, até o básico para formação de times de comunicação”.

Aliás, quando o assunto é o que fazer após vencer uma eleição, Glauco afirma que as dúvidas quase sempre estão relacionadas ao time de comunicação. “A equipe de comunicação que ganha a eleição é fundamental, mas é preciso entender que comunicação de governo ou de mandato é diferente da campanha eleitoral. É preciso fazer comunicação dialogando com toda a sociedade, no caso de Poder Executivo. No caso do parlamentar, o desafio é ampliar a votação, falar com sua bolha, com seus nichos, mas ganhar simpatizantes para ajudar a ampliar a cobertura”, resume.
Dessa vez, além de se preparar para abordar o tema, o professor também precisará vencer outro desafio, já que se trata da primeira aula presencial da turma. “A grande expectativa é o olho no olho com os estudantes, perceber os olhares, o interesse, poder fazer trocas mais rápidas, entender mais o interesse de cada um. É desafiador”, avalia.

Sobre participar do projeto pelo segundo ano, o professor afirma ser um entusiasta da Escola de Formação Política. “Para mim é uma honra, uma responsabilidade imensa, uma vitória e um desafio estar como instrutor/orientador nesse Projeto da Justiça Eleitoral do Pará. Esse curso é valioso, relevante, indispensável para a sociedade”, afirma.

Para ele, o curso “é um serviço público gratuito de alto valor humano e social. As eleições, o voto, a política, tudo isso é indispensável para a convivência social. Temos que estimular a participação, a pluralidade, a representação de todos, precisamos de mais mulheres em todas as esferas políticas, mais pessoas pretas, mais representantes de minorias e de segmentos que antes eram invisíveis. Esse curso deveria ser adotado no Brasil inteiro”, reforça.

O projeto “Escola de Formação Política”, desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), por meio da EJE, com o objetivo de formar cidadãos conscientes da importância da política para formação de cidadãos plenos, desde 2021 oferta vagas para interessados em conhecer um pouco mais sobre o assunto. 

Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará.

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido