Integrantes do TRE do Pará participam do VIII Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral em Curitiba
Considerado o maior evento relacionado ao tema do país, tem como pauta central “A democracia constitucional e seus instrumentos de legitimação; um espaço de conversa, crescimento e avanço”.

Hoje é o último dia do VIII Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral (CBDE) realizado em Curitiba, no Paraná. O evento, promovido pelo Instituto Paranaense de Direito Eleitoral, é referência nacional no assunto, e reúne integrantes dos Tribunais Eleitorais de todo o país.
Entre os nomes de destaque presentes no congresso estão o ministro Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até agosto, e o seu sucessor, que estará à frente do tribunal durante as eleições, o ministro Alexandre de Moraes.A programação conta ainda com a participação da ministra do Supremo, Cármem Lúcia; do ministro Luís Roberto Barroso edo ministro do Superior Tribunal de Justiça e corregedor do TSE, Mauro Campbell Marques.
Durante os três dias de eventos, vários temas tomaram conta dos debates, entre eles: “Análise e julgamento das contas partidárias entre autonomia e controle: o debate no projeto de Código Eleitoral”; “Os principais desafios do financiamento de campanha para as eleições 2022” e “Microssegmentação política online, fake news e controle de conteúdo: qual o papel das plataformas na arena eleitoral?”.
Nesta sexta-feira (3), um dos temas em destaque entre os debates será “Eleições 2022 e desafios no combate à violência política de gênero e raça no Brasil”, com exposição da ministra do TSE, Maria Cláudia Bucchianeri, que estará no Pará, no dia 30 de junho participando do Seminário de Direito Eleitoral Pará 2022, em Parauapebas.
Início
Criado em 2008, é considerado o maior evento de Direito Eleitoral do Brasil e ocorre sempre em anos eleitorais, reunindo os mais respeitados especialistas no assunto. Este ano, o tema em pauta é “A democracia constitucional e seus instrumentos de legitimação; um espaço de conversa, crescimento e avanço”.
Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará

