TRE do Pará retoma atendimentos itinerantes com ação de cidadania no Parque do Utinga, em Belém

A ação foi a primeira realizada após a reabertura do cadastro eleitoral.

TRE do Pará retoma atendimentos itinerantes com ação de cidadania no Parque do Utinga, em Belém
Foto: Leonardo Moraes / Ascom TRE do Pará.

Para marcar a reabertura do cadastro eleitoral, o TRE do Pará realizou no sábado (26) e no domingo (27) atendimentos itinerantes no Parque Estadual do Utinga, em Belém.

O objetivo da ação era de levar a Justiça Eleitoral para mais perto da população por meio da emissão de 1ª e 2ª via do título eleitoral, mudança do local de votação, entre outros. Ao todo, foram realizados 155 atendimentos e o serviço mais procurado foi o de revisão dos dados cadastrais.

A presidente do TRE do Pará, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, esteve presente e explicou que ações como essa são pensadas como uma maneira de o Tribunal estar mais perto do eleitorado. “Por entender a logística necessária que existe em um estado geograficamente extenso como o nosso, o TRE do Pará se planeja e vai ao encontro do eleitorado e é importante dizer que a Justiça Eleitoral não pára. Realizamos as eleições, entregamos o resultado e retornamos, desde o dia 8 de novembro, para atender às pessoas, e assim, possam regularizar situações pendentes e, se for nova eleitora ou eleitor, emita o seu título”, disse.

Hayron Silva tem 18 anos e é morador do bairro da Cabanagem. Ele contou que viu a divulgação nas redes sociais e foi ao parque com a família para emitir o título eleitoral. “Acho importante que os jovens possam exercer a democracia e por isso vim tirar o meu título”, afirmou o jovem.

A Escola Judiciária Eleitoral (EJE) também levou o Projeto Nacional Eleitor do Futuro para a ação itinerante. As crianças, adolescentes e os jovens puderam estar mais perto da urna eletrônica e treinar a votação diretamente no equipamento.

Josimara Silva, moradora do bairro da Sacramenta, em Belém, esteve no parque e levou a filha, Larissa Santana, de 7 anos, para visitar o espaço da EJE. “Foi bem interessante porque, como não podemos levar crianças para a cabine de votação, esse foi o primeiro contato dela com a urna eletrônica”, afirmou.

O diretor-geral, Felipe Brito, também esteve presente na ação que envolveu mais de 40 servidoras (es) e colaboradoras (es) do Tribunal.

Outras ações itinerantes estão sendo organizadas pelo Tribunal, mas vale destacar que os mesmos serviços estão disponíveis na internet e as eleitoras e os eleitores podem emitir o título, justificar e regularizar a situação eleitoral, sem sair de casa, acessando a ferramenta Título Net, clicando neste link 

Texto: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.

ícone mapa

Rua João Diogo 288, Campina , Belém- PA- CEP 66015-902

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone:(91)3346-8000

Ouvidoria:(91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral:(91) 3346-8769 - Mais Informações

Ícone Protocolo Administrativo

Núcleo de Atendimento ao Eleitor - NAE           Atendimento: 8h às 13h - Telefone: (91) 3346-8100           Tv. Pirajá, s/n , Pedreira , Belém- PA

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de atendimento Sede: 08h às 14h*           *Obs:  Em cumprimento à Portaria TRE-PA                nº20.463/2021, no dia 02 de agosto de 2021           atendimento ao público retornou ao modelo presencial

 

Acesso rápido