TRE do Pará participa da 1ª Jornada de Boas Práticas de Equidade Racial do TCE-PA
O Tribunal foi representado pelo diretor-geral, Bruno Giorgi Almeida, e pelas integrantes da Comissão de Promoção à Equidade Racial, Priscilla Ribeiro e Luciane Tavares.

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) participou, na terça-feira (30), da abertura da 1ª Jornada de Boas Práticas de Equidade Racial, promovida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA), no auditório da Escola Judicial do TJPA.
A iniciativa busca dar visibilidade às ações das instituições que aderiram ao Pacto Interinstitucional Pró-Equidade Racial, criado em 2024 pelo TCE e que hoje reúne 59 signatários. O evento também tem como objetivo promover a integração entre os participantes e compartilhar com a sociedade os avanços, desafios e resultados dos compromissos assumidos no enfrentamento do racismo estrutural.
No discurso de abertura, o presidente do TCE-PA, conselheiro Fernando Ribeiro, ressaltou a importância do encontro para debater iniciativas de combate ao racismo no estado. “É uma janela para enxergar o mundo da discriminação e do preconceito. O Pacto Interinstitucional é um sucesso, e por isso estamos aqui, representantes que atenderam a esse chamamento em busca da equidade. Todos queremos um mundo melhor. De nada adianta preservar o planeta se a sociedade que nele habita não for justa”, afirmou.
Além do presidente do TCE, acompanharam a abertura o procurador-geral de Justiça, Alexandre Tourinho; a secretária estadual de Igualdade Racial, Edilza Fontes; o secretário da Fazenda, René Sousa; e os conselheiros Luís Cunha, Rosa Egídia Lopes e Odilon Teixeira.
O TRE do Pará foi representado pelo diretor-geral, Bruno Giorgi Almeida, e pelas integrantes da Comissão de Promoção à Equidade Racial, Priscilla Ribeiro e Luciane Tavares.
A programação incluiu a palestra “Contribuições à Integração do Brasil Diverso”, ministrada por Eunice Prudente, professora da USP e gestora da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo. A palestrante abordou temas como a centralidade da política, a trajetória histórica de desigualdades no país e a importância da educação como instrumento de transformação social.
Com a participação na Jornada, o TRE do Pará reforça seu compromisso institucional de valorizar e difundir boas práticas voltadas à promoção da igualdade racial.
Texto: Ana Beatriz Manarte / Ascom do TRE do Pará.
Imagem: Vidda Duarte / Ascom do TRE do Pará.