Vice-presidente e corregedora do TRE Pará participa da posse do presidente do TSE
A desembargadora representou o presidente do Regional paraense, desembargador José Maria Teixeira do Rosário.

O novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Nunes Marques, tomou posse do cargo durante sessão solene, no plenário da Corte, na sede do órgão, em Brasília, na noite da terça-feira (12). O magistrado foi empossado pela ministra Cármen Lúcia, que deixou a Presidência do TSE após um ano e 11 meses. O evento contou com a presença de autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
A vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), desembargadora Filomena Buarque, esteve na solenidade representando o presidente do Regional paraense, desembargador José Maria Teixeira do Rosário.
Estiveram presentes ainda, o juiz auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral do Pará (CRE-PA), David Albano; a chefe de Gabinete da Vice-Presidência, Ingrid Agrassar, e a analista de suporte computacional do Tribunal, Tamara Gomes.
Depois de prestar o compromisso regimental e assinar o termo de posse na tribuna, coube a Nunes Marques empossar o ministro André Mendonça como vice-presidente.
A mesa de honra foi composta pelos ministros do TSE, pelo procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, e pelos presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin; do Senado Federal, Davi Alcolumbre; da Câmara dos Deputados, Hugo Motta; e do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti.
Nunes Marques e André Mendonça foram eleitos para os cargos em 14 de abril e serão responsáveis por conduzir as Eleições Gerais de 2026. O novo presidente do TSE vai comandar a Corte Eleitoral até maio de 2027.
Currículo
Kassio Nunes Marques é natural de Teresina (Piauí), tem pós-doutorado em Direitos Humanos – Dos Direitos Sociais e dos Direitos Difusos – pela Universidade de Salamanca, Espanha, e em Direito Constitucional pela Universidade de Messina, Itália. Doutor em Administración, Hacienda y Justicia pela Universidade de Salamanca, Espanha, e mestre em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal, é pós-graduado em Ciências Jurídicas pela Universidade Maranhense e graduado em Direito pela Universidade Federal do Piauí.
Atuou como advogado nas áreas cível, trabalhista e tributária por 17 anos, entre 1995 e 2011. Foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí de 2008 a 2011 e desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região de 2011 a 2018, onde exerceu a Vice-Presidência entre 2018 e 2020. Tornou-se ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2020 e ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral em 2023, tendo assumido a Vice-Presidência da Corte em 7 de maio de 2024. Nunes Marques comandará o TSE durante as Eleições Gerais de 2026.
Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará (com informações do site do TSE).
Imagens: TSE.
